Em minhas andanças por São Paulo eu já vi tudo quanto é tipo de casa, nos mais variados estilos de fachada. O que é bastante comum em uma cidade com uma arquitetura tão pluralista como a nossa. Mas de longe, nenhuma casa chama tanto a atenção como esta pequena residência do Bixiga.
Localizada no número 115 da Rua dos Ingleses, esta é para mim a mais curiosa residência paulistana. Fruto de extrema criatividade de seu construtor, a casa tem sua fachada e muro todo imitando troncos e galhos de árvore. Não dá para negar que o estilo desta exótica casa chama – e muito – a atenção. Veja na foto abaixo os detalhes do muro, que ao invés de balaústres tem um ramificação de cimento imitando galhos de árvore.
Os traços arquitetônicos imitando árvore percorrem todo a fachada. Até mesmo no telhado sobre a porta de entrada há detalhes que remetem a madeira.
A residência possui dois portões, o da direita que dá acesso à casa principal, que é a da decoração exótica, e o do lado esquerdo que dá acesso a uma ou mais residências ao fundo. Olhando através do portão podemos observar que a casa é naquele típico estilo antigo, bastante estreito. Entretanto, por se tratar de uma região do bairro que é bastante alta, o imóvel segue um comprido terreno em declive.
Construída na primeira metade do século 20 (ela é mencionada em livros de história do bairro* porém sem muitos detalhes), a casa é um verdadeiro patrimônio da cidade e, infelizmente, pouco conhecida pelos paulistanos. Além de estar num trecho da Rua dos Ingleses que é descida e a maioria das pessoas passam apressadas ou dentro de um automóvel, a casa fica bastante recuada do nível da rua se comparada a seus dois vizinhos que são bem maiores (veja foto 1 da galeria abaixo) o que a deixa bastante escondida.
Mas talvez estar escondida é o que faz a casa ser ainda mais interessante, pois descobri-la é uma experiência curiosa e gratificante. Quando estiver passando pela região, não deixe de contemplar a curiosa casa árvore.
Veja mais fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):
* livro: História dos bairros de São Paulo Vol 15- Bela Vista,
Nádia Marzola
Prefeitura do Município de São Paulo – 1985
Comentarios