Auto Posto Timbiras – 1950, 2012 e 2024

Localizado na confluência da avenida São João com a rua dos Timbiras e a rua Conselheiro Nébias, o Auto Posto Timbiras foi um dos postos de combustíveis mais longevos de toda a região central de São Paulo.

Inspirado por uma fotografia antiga do meu acervo, do já distante ano de 1950, decidi ir até o local para fazer um comparativo com o ano atual, 2012. Observe as duas imagens na sequência:

Auto Posto Timbiras (bandeira ESSO) em fotografia de 1950 (clique para ampliar)

O que terá mudado neste espaço de 62 anos entre a fotografia acima e a próxima? Vamos analisar.

O Auto Posto Timbiras permanece com o mesmo nome, mas com outra bandeira (clique para ampliar)

As mudanças que podemos notar nas fotografias são os automóveis, a troca do bonde pelo ônibus (lado esquerdo), a presença de motocicletas na fotografia atual, além da mudança da bandeira do posto de Esso em 1950 para Ale em 2012. Já a mais perceptível mudança da foto antiga para a atual que é a presença do Edifício Andraus que ainda não existia em 1950.

Para você, com o passar do tempo, o local melhorou ou piorou ? Deixe seu comentário.

ATUALIZAÇÃO – 15/03/2024:

Passado quase 12 anos inteiros de quando fiz esta publicação, resolvi atualizá-la com a situação atual deste que foi um dos postos mais longevos da região central paulistana. Como estará sua situação em pleno 2024?

Infelizmente ele não existe mais. Ele encerrou suas atividades como posto de combustíveis no ano de 2014 e no ano seguinte sua estrutura foi colocada abaixo, tendo a área meio que transformada em um estacionamento irregular.

Já nos últimos anos a área foi isolada com malotões e segue vazia desde então. Possivelmente este espaço acabará dando lugar a uma nova edificação com o passar dos anos. Seguirei acompanhando e mantendo vocês leitores atualizados.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 24

  1. Quaaaaase igual!
    Douglas: apenas uma correção “não houve mudanças” em vez de “não houveram”.
    Verbo haver significando existir é sempre na terceira pessoa do singular. Oração sem sujeito ou sujeito inexistente.
    Ou então: “não existiram mudanças”, porque aí “mudanças” passa a ser sujeito.

    P.S.: Para mim, piorou, porque acho a gasolina dos postos Ale (pelo menos, aqui no Rio) uma porcaria.

  2. O dono poderia ter preservado o telhado, as bombas e as colunas que conferiam charme ao postinho. Um certo ar ‘retrô’, muito em voga atualmente. Seria como andar pelas ruas e de repente deparar-se com um automóvel antigo, ainda original. Nos EUA ainda existem muitos postos de gasolina dos anos 50 totalmente preservados como podemos ver nos filmes.

  3. Uma diferença crucial: apesar de que em 1950 não exixtiam lixeiras e em 2012 aparece uma em primeiro plano, é na mais recente que se observa lixo no chão.

  4. Markk não é bundão nada, de um blog legal como o sãopauloantiga a gente espera o melhor e se eles erraram não tem problema nenhum em corrigir

    agora sobre a foto:
    na foto contemporânea aparecem, também, os semáforos, faixas de segurança e rampas de acesso
    PS.: quando eu trabalhava no centro colocava gasolina nesse posto as vezes, é bem fraquinha mesmo

  5. Na minha opinião a foto esta perfeita, ficaria melhor se o lado esquerdo do lado do edificio andraus aparessece o antigo Cine METRO onde curtir muitos filmes da da DYSNEY.

  6. Que época boa essa onde poderiamos andar tranquilamente pelas ruas do Centro velho, nos dias atuais agente se depara com uma tropa de Craqueiros perambulando pela cidade e emporcalhando grandes Obras Arquitetonicas que fazem parte dos grandes Cartões Postais conhecidos no mundo. Anderson Santos – Funcionario Publico-SP

    1. É tão fácil reclamar dos craqueiros, mas fazer algo por eles ninguém quer. Tão mais fácil apontar o dedo, do alto de seu pedestal de funcionário público, cidadão trabalhador e sem vícios…

      1. Ninguém cai numa roubada inocente, e longe de mim querer dar lição de moral em qualquer um, ninguém é obrigado a tolerar o vício do outro, cada um é livre para fazer o que quiser da sua vida desde que não incomode os outros, a minha liberdade começa onde termina a do outro e vice-versa.

  7. Meu amado irmão já falecido comprou um apartamento no edificio atrás do posto em 1978,morou até 2003.O apartamento ainda é da familia o que me deixa muito contente.

  8. Olá.
    De início gostaria de lhes parabenizar pelo site.

    Meu nome é Aline e trabalho para a Secretaria da Fazenda de SP.

    Temos um posto fiscal na Lapa – São Paulo, onde pretendemos usar espaços livres em paredes para colocar fotos antigas de São Paulo. Para isso, imagino que um estudo da história do bairro seria adequado. Em nosso predio sede, na Sé, já utilizamos essa ideia anteriormente e ficou ótimo. Temos painéis com fotos antigas da construção do prédio.

    Poderias nos ajudar, caso possua algo, com fotos antigas de São Paulo, podendo ser tanto do bairro da Lapa como também de algo geral, trabalhadores em fazendas antigas ou na construção de São Paulo? Ou de repente, uma outra ideia?

    Agradeço muito,

    Aline Leotino

  9. infelizmente sao paulo e uma cidade sem memoria todo seu passado historico e derrubado em nome do progresso situaçao lamentavel.

  10. Infelizmente o posto foi fechado e no local será erguido um prédio.
    Lamento muito pelos funcionários que eram meus amigos e por São Paulo perder mais uma parte de sua história em razão do progresso.

  11. Fui vizinho , trabalhava no 798 da são joão, em frente do cine metro e também cliente do posto de 1967 até 1980, o proprietário era o Sr. João, bons tempos, saudade.

    1. Olá Dagoberto, meu nome é João Paulo E estou interessado em saber mais sobre as pessoas que trabalhavam no posto. Tem alguém em especial que era muito amigo do meu Pai que ele gostaria de revê-lo.
      Desde já agradeço
      Abraços

  12. Eu passava todo santo dia em frente a esse posto nos anos de 1997/1998, pois trabalhava no antigo Mappin São João que ficava logo ali mais pra frente.

  13. Boa noite,
    Meu pai trabalhou nessa empresa anos atrás, e está tentando se aposentar e precisa de um documento PPP porém não consegue contato com ninguém e nem sabe quem é o novo proprietário.
    Alguém poderia nos ajudar?

    4543-1096 Ivonaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *