A Avenida Celso Garcia é um dos mais antigos caminhos da Cidade de São Paulo. Esta avenida, hoje muito mal cuidada e esquecida pelas nossas autoridades, por muito tempo foi uma longa estrada. Por ela, ligava-se o centro da capital – que antigamente costumavam chamar apenas de cidade – às paragens mais distantes, como Penha, Guarulhos, São Miguel Paulista e até a cidades como Rio de Janeiro ou Mogi das Cruzes.
Com o tempo, à medida que a cidade ia urbanizando-se, a velha estrada foi tornando-se uma avenida cada vez mais agitada e frenética. Principalmente no período em que ainda não havia sido aberta a Radial Leste, a Celso Garcia permanecia como a principal e quase única via de acesso entre o centro da capital e os bairros mais periféricos. Bondes, ônibus, carros, carroças, tudo se trafegava por ali.
Entretanto, uma série de políticas públicas equivocadas, como a proibição de estacionamento de automóveis em grande parte da avenida e a existência de apenas um sentido para o tráfego de carros (centro-bairro) contribuiram e muito para que avenida entrasse em uma decadência muito similar a ocorrida na Avenida Santo Amaro, do outro lado da cidade.
De um momento para outro casas antigas foram sendo deixadas por seus antigos moradores, sendo que muitas acabaram demolidas e outras tantas tornaram-se cortiços. A sensação hoje ao transitar pela via é que a Avenida Celso Garcia parou no tempo e não é encarada pela prefeitura como uma via de comércio e residências. Parece servir apenas como um corredor de tráfego de ônibus.
No entanto, mesmo com as dificuldades que lhe foram impostas a Avenida Celso Garcia ainda reserva grandes surpresas para quem resolve explorá-la, como o antigo e preservado Cine São Jorge (hoje uma loja de calçados) ou alguns imóveis residenciais ao longo da via.
E na altura do número 3537, encontramos a pequena e bela casa abaixo que é impossível deixar de notar:
Trata-se de uma das mais antigas residências do corredor Avenida Rangel Pestana – Avenida Celso Garcia sendo que, no trecho compreendido entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Colina da Penha, é sem dúvida a mais antiga construção.
O pequeno imóvel fica entre dois grandes imóveis comerciais e chama a atenção pela beleza da construção, com uma fachada com adornos decorativos simples mas bastante harmoniosos. Frontão, janelas, portão e porão estão todos absolutamente preservados. Entretanto o imóvel, como tantos outros, sofre com o vandalismo e com a pichação. Mesmo assim, a casa está sempre bem pintada, bem cuidada. Notem que a construção é daquelas bem antigas, onde os vidros da janela ficavam do lado externo e não interno.
Uma linda casa que é preciso ser preservada para a posteridade. Oriunda de um tempo em que era prazeroso abrir a janela e observar o movimento, conversar com pessoas que perambulavam pela calçada, tempos mais gentis. Parabéns ao proprietário!
Veja mais fotos desta residência:
Atualização – 19/03/2018
Seis anos depois de publicarmos este artigo, voltamos ao local para conferir como ele está. Foi possível observar que continua preservado, contudo a pintura foi feita em outra cor, desta vez marrom. Muito bom saber que o imóvel é constantemente alvo de cuidados.
Artigo revisado e informações atualizadas em 02/02/2024
Respostas de 15
Antiga avenida da Intendência…
Bonito texto. E muito gentil a sua referência ao blog. Obrigado!
Essa e várias avenidas e ruas estão abandonadas na cidade.
E esse site “Quando a cidade era mais gentil”, sensacional!!! Parabéns!!
Por tantas vezes passei em frente…
Mais uma referência do Tatuapé, ainda existem algumas reliquias ali, contudo a implacável ganância, vai derrubando sonhos, vidas, lembranças….
E os pichadores picham… nada respeitam.
Sempre me emociono com o trabalho que você realiza! Parabéns! Nossa cidade merece e ainda vai reconhecer…
tenho alguns desenhos de casas que ja nao existem mais. Tambem acho um absurdo tanta destruicao. gostaria de compartilhar esses desenhos e envia-los a voces se aceitarem
Claro, seria um prazer!
Envie para mim pelo email douglas [ARROBA] saopauloantiga.com.br
Meus avós possuiam uma loja de joias na av. celso garcia 721, em 1940, infelizmente a fachada já foi modificada e não tenho nenhuma foto dessa época.
Essa casa é linda! Passo por ela todo dia para ir trabalhar, tive até que tirar uma foto. Ela não está mais assim hoje… Está pintada de marrom no lugar do azul, ficou linda! E sem nenhuma pichação, muito bem cuidada!!
Moro proximo realmente uma bela casa e espero que nao seja demolida!! Bem proximo a essa tem um belo casarão de 1926 que também está esquecido, sito a rua Ivaí, 272 Tatuapé.
A casa da Rua Ivaí vai ao ar esta semana…
Minha nona morava numa casa igual essa na rua Henrique Sertório no Tatuapé nos anos 40/50
Parabens pelo trabalho. Por sinal essa cara da Celso Garcia é da minha sogra.
do mesmo jeito em 01/23: https://shre.ink/8EGX