Prédio João Carrieri

Em um passado não muito distante, onde terrenos disponíveis para a construção civil não eram poucos e caros como atualmente não se havia a necessidade de erguer enormes edifícios residenciais com 20 ou mais andares para abrigar novos moradores. Eram outros tempos, onde os prédios eram menores, charmosos e com apartamentos amplos.

clique na foto para ampliar

E ainda hoje, muitos destes antigos prédios pequenos ainda existem espalhados pela cidade. Vários deles são encontrados nos bairros mais ao centro como Campos Elíseos, Luz, Bela Vista, Vila Buarque e Liberdade.

No número 120 da Alameda Ribeiro da Silva, bairro de Campos Elíseos, na mesma rua onde está localizado o belo e abandonado Palacete do Barão do Rio Pardo, encontramos um destes pequenos edifícios residenciais antigos, o Prédio João Carrieri.

Este prédio de dois andares é uma construção de meados do século XX e que tem tudo que os prédios antigos oferecem de bom e que hoje é tão difícil encontrar nos novos: apartamentos amplos, pé direito alto, janelas grandes e construção robusta. Aparentemente são 8 apartamentos, distribuídos em três em cada um dos andares superiores e duas unidades no piso térreo.

Fachada lateral do edifício

Ao observar uma construção elegante como esta em pleno centro de São Paulo, não é difícil se deixar levar pela imaginação para um cenário bem europeu, onde este tipo de construção é bem mais comum do que por aqui. A cada esquina que desbravamos a Cidade de São Paulo nos surpreende cada vez mais.

E quem teria sido João Carrieri, que dá nome ao edifício ? Se você tem alguma informação, não deixe de entrar em contato conosco e deixe seu comentário.

Veja mais fotos deste prédio (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Artigo atualizado

O que teria sido esse imóvel no passado, uma vez que na fachada havia uma placa que advertia ser ˝propriedade municipal˝ ?

Leia mais »

Respostas de 17

  1. Boa noite. Não sei até que ponto é uma necessidade construir prédios enormes, com pequenos e muitos apartamentos em cada andar. Na Europa, há um “cinturão” verde ao redor das cidades e elas apenas podem crescer até esse “cinturão”. Não se pode demolir construções antigas e onde pode-se demolir há um número limitados de construções, ou seja, se demolir dois prédios, poderá construir no máximo dois, de mesmo tamanho que os anteriores. E ninguém diz que isso é “frear o progresso” ou que é necessário mais e mais prédios…Se a Torre Eiffel ou o Coliseu fossem daqui (apenas p/ citar 2 exemplos), já teriam sido demolidas faz tempo, em nome dessa “necessidade” ou de sei lá o que. Obrigado.

  2. Olá. João Carrieri foi meu avô e o predio até hoje pertence a nossa família. Meu avô era imigrante italiano e veio para o Brasil no começo do século XX. O predio foi construído em 1939 e tem 9 apartamentos ao todo, com 3 apartamentos por andar de 2 dormitorios e 70 metros quadrados (no terreo um deles tem só um dormitorio). A duras penas temos tentado manter seu estado original, mas como voces podem ver nas fotos, pixaram toda sua lateral. Com exceção da grade de ferro que tivemos que colocar por causa de assaltos, o predio é praticamente o mesmo há 70 anos.

    1. Sr. Rafael Carrieri, meu nome é Carlos Villalba, sou morador do predio que seu avô construiu, gosto de morar aqui, devido a sua localização e arquitetura. Mas tem um problema que deve ser resolvido com os moradores de rua que ficam o dia inteiro ao lado do predio, na Alameda Dino Bueno, fazendo barulho e sujando a calçada. O barulho é o mais invasivo já que se alonga no transcurso da noite, entendo que devem ser tomadas providencias na Prefeitura para conseguir solucionar esta situação. Gostaria de ter o apoio do Sr. para exigir da Prefeitura a solução deste problema.

    2. Olá, caso ainda acompanhe, acredito que meus antepassados imigraram ao Brasil e moraram neste prédio. Vocês possuem alguma forma de registro? Obrigado!

    3. Oi Rafael, sou a Lúcia uma das irmãs do Aguiarzinho, que nos deixou em 2002. Nasci neste bairro e sou apaixonada pelos casarões que tínhamos nesta rua. Eram residências de escritores da Academia Paulista de Letras, os Carrieris, nossos vizinhos, morei no 134 da mesma rua, e vimos a construção da Pirelli, que hoje é a Porto Seguro. Para mim uma das ruas mais bonitas dos Campos Elíseos, onde guardo momentos de muitas recordações. Temos uma casa na mesma rua no número 19 esquina com a Alameda Cleveland. Foi muito bom relembrar.

  3. O local é muito bonito, pena que a chinelagem acaba por tornar o local inseguro. A noite até tem o traficante colado na esquina do lado oposto. Maldita chinelagem, onde pisam, não nascem mais flores.

    1. Olá, vc é uma das filhas da Mariazinha da Chácara do Carvalho??? Mariazinha é a casada com o Tito Carrieri.

  4. Esses prédios eram muito graciosos e charmosos. Parabéns, Douglas, por mais essa postagem.
    Lembrei de mais dois conjuntos de prédios antigos, um deles é em Pinheiros, próximo à Rua dos Pinheiros. Uma vez, precisei resolver umas questões na região, e fiquei observando a beleza do prédio. São vários prédios de três andares. Vou procurar confirmar o endereço, para pedir uma matéria. E o outro local, são os prédios dos Bancários na Av. Ricardo Jafet, ao lado do Motel Magnata. Creio que é ali onde está a antiga placa da Avenida Água Funda. Gostaria de saber mais sobre esses dois prédios que tanto me causaram boas impressões.

  5. Levantamento de Tombamento…
    ************************************************************************************************************
    Em resposta à sua consulta oficial sobre existência de legislação de preservação do patrimônio cultural incidente no imóvel localizado à/ao AL RIBEIRO DA SILVA, 00120 – cadastrado no *********************do Cadastro de Contribuintes da Secretaria Municipal da Fazenda, informamos que o mesmo se encontra em área sujeita às restrições relativas a tombamento, a dizer: BEM TOMBADO(BAIRRO DOS CAMPOS ELISEOS).
    ************************************************************************************************************
    O que significa……
    ************************************************************************************************************
    Possivelmente tombamento envoltorio. Que pode ser ou construcao em harmonia arquitetonica, ou limite de altura predial ( geralmente no maximo uns 8 andares ), o que nao da retorno, ao menos a valores praticados no mercado atual para o bairro ( entre R$ 4.000 a R$ 6.000/m2 de area construida ) para a incorporacao imobiliaria. Por hora.. O Metro Quadrado negociado sobe, podem apostar que empreendimentos caros irao popular a area.
    ************************************************************************************************************
    A restricao de altura e isenta areas de corredores, ali, Avenida Rio Branco, Elevado Joao Goulart, a continuacao da Alameda Eduardo Prado proximo a Avenida Angelica, Avenida Duque de Caxias, Rua Casper Libero ( proximo a Luz ).
    ************************************************************************************************************
    Portanto, para o Rafael e Familia, isto se constitui, no que Americanos chamam de “Blessing in Disguise” ou Bencao Disfarcada.
    ************************************************************************************************************
    O predio nao cai tao cedo. Se eu fosse Maquiavelico e Sadico, eu subia trepadeira de urtiga na cerca de ferro, so para afugentar os espertalhoes. Mas creio que nao lograria fazer-lo.
    ************************************************************************************************************
    Pode continuar efetuando melhoramentos.

  6. Um recado para o Rafael….

    A alvenaria esta otima, nao obstante as pichacoes. *****************************************
    A Persiana das Janelas ( Shutters ), geralmente em madeira de lei, caso venham a apodrecer, sendo o seu edificio nao tombado ( e envoltorio apenas, creio ), pode se subsituir las pelo equivalente em Aluminio com pintura opaca ( Peroba esta praticamente impossivel de se obter ). Esta subsitituicao, e tolerada com pragmatismo pelo tombamento local em Portugual ,, se ve nos Acores-Portugal contumaz. Procure em Google Streetview na Freguesia das Furnas ou Vila Franca do Campo.
    *****************************************
    Noto que e casa de esquina, portanto otima recepcao de luz natural. E um detalhe que outrora se observava quando da edificacao.
    *****************************************
    Estilo de sua edificacao tem um pouco de Tudor na fachada. Praticamente e impossivel se reconstituir tal qualidade construitiva e riqueza de detalhes, portanto, nao entregue os pontos. Melhores dias virao.

    *****************************************

  7. Uma coisa que lamento demais é a pichação. Esqueci de comentar no outro post, de tão feliz que fiquei ao saber do tombamento e preservação do prédio.
    Deveriam colocar câmeras ocultas, filmar e pegar quem enfeia a cidade, para depois removê-las, e ainda colocar alguns dias na cadeia.
    Em nome da dita “liberdade de expressão”, cometem-se tantas barbaridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *