Casa – Rua Lopes Trovão 76

Visitar o bairro do Bom Retiro, na região central de São Paulo, sempre nos revela gratas surpresas. É incrível como este bairro sempre me surpreende com construções belas e curiosas a cada passeio que faço por ali.

Toda vez acabo encontrando algo que nunca tinha visto antes em ruas que já tinha passado por inúmeras vezes. Isso mostra o quanto a cidade e rica história e atrações que muitas vezes ficam distante dos olhos dos paulistanos e dos turistas.

Pois foi no número 76 da curta rua Lopes Trovão que encontrei este belíssimo exemplar da São Paulo Antiga em um bom estado de conservação:

A residência, trata-se de um típico imóvel do início do século 20. Térreo, com o tradicional porão ao nível da rua, pé direito alto e entrada lateral. Na sua fachada, uma profusão de elementos decorativos que vão desde o alto da construção até o nível da calçada com as grades decorativas das pequenas janelas do porão e o pequeno e charmoso portão de entrada, do lado direito.

Casas como essa não foram projetadas para automóveis, razão pelo qual muitas delas não possuem garagem. Assim, a grande maioria acaba sofrendo transformações que mutilam drasticamente a fachada, em prol de um lugar para acomodar o carro. No caso desta residência, houve uma discreta intervenção no porão para transformá-lo em uma garagem. O resultado até que não foi ruim.

Detalhe da fachada do imóvel (clique para ampliar)

Apesar de estar carente de uma boa pintura, a casa está absolutamente preservada e muito bem conservada. É um belo exemplar de como era o Bom Retiro cerca de 100 anos atrás.

Que nos próximos passeios pelo Bom Retiro eu descubra ainda mais casas como esta.

Confira outras fotos desta residência (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Cine e Teatro Oberdan

Inaugurado em 1929 e projetado pelo mesmo engenheiro do Theatro São Pedro, o Oberdan foi um dos mais importantes cinemas paulistanos e do Brás, mas com sua história marcada pela tragédia.

Leia mais »

Respostas de 12

  1. Que beleza, um achado mesmo! E realmente a intervenção da garagem ficou bem discreta. Oxalá todas as reformas fossem assim!

  2. Fico feliz em saber que ainda existem casarões preservados. Aqui na minha cidade, João Pessoa-PB, principalmente na Rua das Trincheiras, há casarões belíssimos que estão quase totalmente destruídos. Fico muito triste qdo. vejo esses casarões nesse estado. Se eu pudesse, compraria todos eles (se estivessem à venda) claro, faria uma restauração sem mexer no original e um contrato de comodato com que quisesse habitá-lo e obrigatoriamnte preservá-lo.

    1. Meu bisavo italiano quando casou foi morar na casa numero 118 dessa rua. Morou lá por muitos anos, até 1934 quando faleceu.

    1. Boa noite sr. Durval, que legal. Acabei de ler o seu comentário. A casa hoje não tem ninguém e eu sou a neta.
      Quando os seus pais casaram , eu era muito pequena e não lembro . Eu tenho saudades das uvas que tinham no fundo do quintal, abraços…

  3. Olá, minha mãe e seus irmãos/irmãs moraram nessa casa por volta de 1970/80. Inclusive contam algumas histórias/experiências bem pesadas sobre ela. De pessoas que tiraram à própria vida, até de irmãos que fizeram isso juntos. Antes e depois delas morarem lá. Não sei da vericidade disso. Pesquisei mas não encontrei nada sobre.

  4. Eu coloco o Bom Retiro, a Luz, o Brás e os Campos Elíseos como os logradouros da região central de São Paulo mais degradados e ignorados, tanto pelo chamado poder público quanto pela população, aqui inclusos os proprietários de imóveis e comerciantes em geral, que deveriam unir-se em prol de seu habitat natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *