Casa – Rua Benvinda Aparecida Abreu Leme

Requisito mais que obrigatório nas construções residenciais antigas, os quintais com jardins eram tão comuns que era muito difícil encontrar uma casa que não os possuísse, seja na frente ao lado ou aos fundos do imóvel. Nestes quintais encontravam-se roseiras, pés de frutas, pequenas hortas e até galinheiros.

clique na foto para ampliar

Já hoje em dia, é raro encontrar uma casa nova sendo vendida com quintal, imagine então com um jardim. O espaço urbano tornou-se algo caro e disputado e a construção civil hoje opta quando ergue casas, por apertados sobrados construídos de forma geminada, onde geralmente o único espaço fora da casa é a garagem do automóvel.

Com isso o canto do pássaros pela manhã, o zigue zague da abelha em busca do pólen e o voo do Beija-flor ficaram ausentes ou distantes. Ganha-se a falsa ilusão que um conjunto residencial fechado é mais seguro e perde-se em qualidade de vida, no contato humano e na relação com as coisas da natureza. O galo cantando no despertar de um novo dia, é substituído pelo alarme de um carro que dispara aqui e acolá.

Na número 153 da rua Benvinda Aparecida Abreu Leme, em Santana, encontramos fechada e em avançado estado de abandono este bela casa térrea. Apesar da deterioração do imóvel, é possível parar e admirá-la, e assim voltar no tempo por um instante, época em que seu quintal haviam crianças brincando e que em seu jardim, hoje tomado pelo mato, árvores davam frutos e flores sarapintavam a vista. Tudo isso hoje está perdido no tempo e na memória saudosa dos que outrora ali viveram.

ATUALIZAÇÃO 28/03/2024

Depois de anos em situação de agonia felizmente a casa foi reformada e está habitada novamente. É uma ótima notícia saber que não optaram por sua demolição. A imagem abaixo é sua fotografia no início deste ano de 2024. Ela foi alterada mas ainda é uma casa, não é mesmo?

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 6

  1. É engraçada ainda a plaquinha de “aluga”. Quem alugaria uma casa neste estado de conservação? Os donos estão perdendo dinheiro, uma simples reforma tornaria a casa muito mais atraente para quem busca uma residência para alugar.

    1. Foi justamente o primeiro ponto que me chamou a atenção. Ter cuidado com o imóvel para alugar é o primeiro passo para se tornar atrativo. É triste ver um imóvel desse tão belo, tão deteriorado e saber que ninguém o assumirá.

  2. Interessante reparar que na parte da “varandinha” da frente, tem um espaço, que normalmente ficavam imagens religiosas.
    Eu que moro em aparatamento, tenho que aproveitar um cantinho da varanda pra ter algumas plantas e vasos, imagina ter um quintalzão desse…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *