Casarão JB

Na região da Liberdade encontramos inúmeros imóveis antigos. São construções geralmente erguidas nos primeiros anos do século XX, época em que o bairro começou rapidamente a se urbanizar, juntamente com os vizinhos Glicério e Cambuci.

Um destes imóveis antigos é o Casarão JB, de 1921, que encontramos à venda na rua Bueno de Andrade, 218. Uma belíssima construção de dois pavimentos, com sacada sobre a entrada principal, muitos quartos, e uma entrada de garagem na lateral esquerda. O imóvel esteve ocupado até meados do ano passado onde era, aparentemente, um cortiço e desde então foi desocupado e encontra-se com uma placa de venda.

Este casarão leva na sua fachada as iniciais JB, que possivelmente pode identificar seus primeiros moradores. Apesar do desgaste aparente, ele encontra-se em excelente estado de conservação. Uma das jóias do bairro.

Veja outras fotos do casarão (clique na miniatura para ampliar):

Atualização 11/01/2013:

Estamos muito felizes em saber que o antigo casarão teve toda a sua fachada recuperada. Informados por email enviado por uma leitora do site, retornamos até a Rua Bueno de Andrade e pudemos realmente constatar que o imóvel não está mais à venda e também foi recuperado. O Casarão JB voltou a ser uma pensão e está muito bem cuidado.

Nossos parabéns a quem recuperou a construção e estamos na torcida para que permaneça recuperado por muitos e muitos anos. Abaixo uma imagem atual do imóvel (clique na foto para ampliar).

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar.

Atualização 03/02/2022:

Nove anos depois voltamos ao imóvel pela terceira vez para ver como ele se encontra e ficamos muito felizes em ver que ele não só continua lá como prossegue bem cuidado. Nota-se uma preocupação do proprietário em a cada pintura usar uma cor diferente, o que dá um resultado bastante agradável.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Uma sede para o São Paulo Antiga

Às vésperas de completar 10 anos no ar, São Paulo Antiga inicia campanha de crowdfunding visando abrir sua sede ao público em 2019. Saiba como você, amigos e familiares podem fazer parte deste projeto.

Leia mais »

Casarão Demolido – Rua Ítala, 217

Próximo do antigo Teatro Sílvio Santos, na Vila Guilherme, encontramos esta antiga casa que estava em situação de completo abandono. Poucos meses depois de fotografarmos ela foi demolida. Veja mais fotos deste imóvel e o que foi construído no local.

Leia mais »

Respostas de 21

  1. Essa casa é muito bonita. É um lugar onde raramente passo, portanto jamais devo tê-la visto. Aliás, Bueno de Andrade foi um construtor de ferrovias. Entre elas, a E. F. Araraquara. Em Araraquara há uma estação com o seu nome.

  2. Eu morei na rua da Gloria que faz divisa com a r. Bueno de Andrade e cheguei a frequentar êsse casarão. Ali morava um pianista amigo meu. As dependências da casa eram suntuosas e bem cuidades. Com o tempo, mudaram-se para outro bairro e o solar foi-se deteriorando. Uma pena.

  3. Eu soube por altos que a casa foi vendida. Será que a informação confere? De toda forma espero que façam um ótimo trabalho.

  4. Essa casa foi vendida há pouco tempo, da última vez em que pude conferir, estava completamente aberta ( portas e janelas ), exceto o portão da frente, já sem a placa de vende – se.

    Mas, infelizmente não consigo imaginar outra função para essa casa, a não ser uma ” nova ” pensão.

    A região que essa casa se encontra está deteriorada, tanto pelas construções antigas e mal cuidadas, quanto o bairro do Glicério ( que sofre do mesmo mal, construções antigas e mal cuidadas, que servem de pensão e acabam virando ” favelas clássicas ” ).

    Se eu pudesse, a compraria e a restauraria, uma bela construção, com uma arquitetura que ao meu ver está sendo desperdiçada.

    1. Esse casarão abrigou uma gráfica por muito tempo (mais de 15 anos). A gráfica saiu de lá há alguns anos. Conheço a dona que alugava-o.

  5. Passei por lá ontem e vi que a placa de venda está recolocada, desculpem pela informação precipitada.

    Penso em investigar em quanto está orçado a venda dessa casa, quando houver mais informações, posto aqui.

    1. Ola Rodrigo, obrigado pelas informações! Eu estou interessada em saber o valor que esta a venda. Eu tbm sou apaixonada por tudo que é antigo, nao so apenas casas mas como objetos e moveis rsrsr. Por gentileza se souber de algo mais nao hesite em me contactar. joicytrissi@hotmail.com muito obrigado!

  6. Bom dia, pessoal! Eu moro na Bueno de Andrade, e pesquisando descobri este site, fiquei curiosa e passei na frente do Casarão, que sempre admirei muito, pois adoro construções antigas e acho ela muito bonita. A mesma está com placa de aluga-se para quem se interessar…

  7. Ontem pela tarde passei em frente ao casarão. Não conheço o bairro, estava voltando pra casa e não pude deixar de admirar os detalhes principalmente o ano 1921 na fachada e uma área considerável ao lado. Linda mesmo.

  8. A casa foi alugada em meados de novembro/12 e está virando pensão novamente, com placa de locação de quartos. Lado bom: ela foi totalmente pintada (faltam apenas as janelas) e parece que estão cuidando direitinho. O telhado foi arrumado e está em ótimas condições
    Se continuar sendo bem cuidada já é uma boa perspectiva. O tempo dirá.

  9. Olá Bom Dia, Eu trabalhei neste casarão durante vinte anos e morei no mesmo dois anos, ali era uma Editora/Grafica que chamava-se Editora Unidas, por durante 60 anos, convivi com os proprietarios e depois que os pais faleceram o filho pois a venda e hoje se tornou uma pensão, mas nunca foi um cortiço…..Um lindo casarao com belissima historia, que me orgulho ter passado por ela.

  10. Este casarão daria uma bela escola ou mesmo posto de saúde, numa cidade sempre carente de equipamentos públicos.

  11. SAUDADES DESTE CASARAO, onde tudo que aprendi , por 20 anos foi neste local… hoje virou uma pensao, mas, pelo menos continua de pé..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *