Residência da família Yazbek

Parte alta do bairro paulistano do Bixiga, o Morro dos Ingleses foi num passado próximo o local de moradia de diversas personalidades da elite paulistana. Muitos dos imóveis que os abrigaram pela região já não existem mais, contudo alguns deles ainda sobrevivem para contar história. É o caso do palacete que pertenceu ao médico Alexandre Kalil Yazbek.

clique na foto para ampliar

Localizado na rua dos Franceses, o projeto original do palacete, que foi residência para a família Yazbek e construído em meados da década de 1920, é de autoria do arquiteto Guilherme Malfatti, irmão da renomada pintora Anita Malfatti.

Nascido em 1894, Alexandre Kalil Yazbek residiu neste imóvel desde que casou com sua esposa Linda Assad Yazbek, com a qual teve ao todo quatros filhos. Yazbek era filho de Kalil Ibrahim Yazbek e Jalile Sallum, e foi um dos primeiros primeiros filhos de imigrantes sírios a cursar e diplomar-se em medicina no Brasil. Seu consultório por décadas ficou localizado na rua Benjamin Constant, como mostra o anúncio abaixo publicado em jornal paulistano do ano de 1948.

Alexandre Kalil Yazbek residiu no imóvel por décadas, vindo a falecer no ano de 1972. Após sua morte o imóvel teve diversos ocupantes e usos, tanto no aspecto residencial como comercial e ainda pertence à família do médico.

Tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo o imóvel abriga, aproximadamente, há uma década, uma unidade da Colégio Itatiaia, precisamente o berçário de educação infantil. A ocupação da residência por esta renomada instituição de ensino – que tradicionalmente ocupa imóveis deste padrão, mantendo-os preservados – trouxe um novo uso para a edificação. O mesmo colégio ocupa outro belíssimo palacete nesta mesma rua.

detalhe da fachada (clique na foto para ampliar)

Em uma cidade onde o patrimônio histórico é tratado com desdém e são raras as construções relevantes que sobrevivem até o século 21, é realmente muito satisfatório encontrar esta antiga residência não só estão preservadas como estão ocupadas e em uso. Parabéns aos proprietários e também ao colégio por manter viva a memória paulistana.

Veja mais fotos do palacete na galeria abaixo (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Belas Artes & Cine Bijou: Dois Cinemas, Duas Realidades

O encantador Cine Belas Artes está na UTI e seu estado é irreversível. Sua morte foi anunciada para os próximos dias e seu enterro bem que poderia ser no Cemitério da Consolação, já que este cinema nasceu no logradouro que leva o mesmo nome do cemitério, Rua da Consolação, 425.

Leia mais »

Palacete Paraíso

Construído no final da década de 1920 o Palacete Paraíso foi um projeto do engenheiro Placido Dall’Acqua para o empresário Rizkallah Jorge

Leia mais »

Garage Minerva

Neste breve capítulo da memória comercial das Perdizes, a história da Garage Minerva na Rua Turiassú

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Esse imóvel é lindo mesmo, e fico muito feliz de saber que o CONPRESP e o empreendedor do Colégio Itatiaia conseguiram chegar a uma solução que agrada a todos, sem descaracterização do imóvel, e com um uso nobre, como o escolar. Um dos grandes problemas com imóveis tombados é o tempo que decorre entre apresentar um projeto e tê-lo apreciado pelo orgão. Em geral o empresário acaba tendo de pagar aluguel enquanto fica esperando uma resposta, correndo o risco de receber comunique-se e ver a aprovação arrastando-se por longos períodos.

  2. Colégio Itatiaia arrasou! O imóvel está totalmente preservado, não está descaracterizado igual á outros imóveis.

  3. Vejo que ela tem elementos decorativos em comum com a casa que fica na esquina da Rua da Consolação com a Visconde de Ouro Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *