Quem acompanha o São Paulo Antiga desde o princípio, lá atrás em 2009, sabe da minha predileção pelos bairros localizados na zona leste de São Paulo. Evidente que isso é um pouco de bairrismo meu, já que nasci no Belenzinho e fui criado em dois bairros: Vila Granada e São Miguel Paulista, além de ter estudado na Vila Matilde e na Penha de França.
E a Penha é um bairro que mora no meu coração por uma série de fatores que vem desde a infância e que foram construindo o Douglas adulto de hoje. Por ali tem muita coisa que me faz pensar o quanto São Paulo é uma cidade diferenciada, com bairros que podem ser tão distintos entre si, sem perder mesmo assim a identidade paulistana.
A casa que apresento aqui para vocês é a que eu elejo (desde adolescente) como a mais bonita da Penha, além de ser pra mim uma das mais bonitas de toda a zona leste de São Paulo. Claro, gosto é algo pessoal e relativo, mas eu acho difícil você não se apaixonar por esta belezinha abaixo:
Localizada na rua Betari, via que liga a parte baixa da Penha próxima ao Metrô até pouco depois do shopping do bairro, essa casa é tão bonita que parece uma casa de bonecas, mas deve ser mesmo uma casa de vó, daquelas que marcam a nossa infância onde vamos para brincar, comer doces e curtir a família.
A primeira vez que vi essa casa devia ser por 1991 quando eu estava estudando no colégio do Colégio São Vicente, não muito distante dela. Me chamou a atenção e tenho vagamente a lembrança fotográfica na memória, de uma casa que creio que teve mais altos do que baixos. Residências assim são jóias preciosas do bairro e mais que tombadas como patrimônio histórico deveriam ser premiadas. Se você é da turma que sempre morou em apartamento e nunca teve uma casa, acredite: não é fácil manter uma em dia seja ela grande ou pequena.
Certo dia, creio que em julho de 2023, estava passando pela calçada com uma colega quando fui mostrar a casa para ela. Uma simpática senhora que mora ali estava com outras pessoas na varanda e afirmou que a casa está fazendo 80 anos, ou seja, é de 1943. Pelo estilo é bem provável que a idade da casa seja essa mesmo.
Entre os detalhes da casa que enchem os olhos destaco em primeiro lugar o esmero com que ela é cuidada, sempre com a pintura em perfeito estado. Depois os detalhes arquitetônicos da casa como, por exemplo, as duas colunas salomônicas na entrada da varanda. Por sim o jardim que é muito bem cuidado e de extremo bom gosto. Por, fim na porta de entrada, é possível observar as iniciais “M” e “P”.
Enfim uma jóia da Penha. Meus sinceros parabéns aos proprietários.
Respostas de 10
Sou apaixonadissima por essas casas desse bairro gostaria mtoooo de ter uma dessa Lindas lindas xonada
vou ate a penha e faço questão de passar em frente de mtas que tem pelo Bairro
PARABÉNS pela publicações Amo ver
Que show de cada, apaixonei. Adoraria morar nela! Parabéns
Parabéns pelo trabalho….
Também amo registrar a beleza de cada lugar..antiguidades,casas, ruas, paisagens, etc…guardo cada clique com muito carinho.
Linda casa mesmo, obrigado por apresenta-la, por ter morado de São Miguel, deve conhecer um palacete que fica ba rua do Laboratório Sanitas, este Palacete deve ser histórico, muito lindo também. Sou morador do Itaim Paulista e adoro a história dos bairros, sou fascinado pela Igreja dos índios que fica na Praça do Forro. Que bacana estar próximo dela, conhecer um pouco de sua história, sua arquitetura e suas imagens de Santos, algumas com mais de 400 anos
Douglas, nasci e cresci em São Miguel Pta. Bom saber que você era da região… morou em qual lugar de São Miguel City? Rsrs e aquele casarão próximo da Escola Municipal Arquiteto Luís Saia? Sempre tive curiosidade de ver por dentro. Abraços.
Eu morei dos 4 anos aos 30 no Jardim Santana, em uma travessa da avenida Imperador…
Esse casarão que você menciona vai em breve aparecer por aqui. 😉
Nossa!!!! É linda demais, é um sonho. Adoraria residir numa casa dessa, mas infelizmente hoje é muito complicado c a questão segurança.
Conheço desde jovem a casa. Morei, estudei e cresci nessa saudosa Penha de França. Ali perto tinha a empresa Foz.
Essa casa da Rua Betari , qual o significado das letras M e P na porta? Você não mencionou no texto. Morei no bairro da Penha desde que nasci em 1961 até 1981 e sempre passei em frente ao imóvel e nunca soube o significado das letras.
Roseli da Silva Ometto -SP
Ainda esses dias comentei com meus pais sobre o sonho que sempre tive de poder ter uma dessas… Maravilhosa