Casa – Avenida Conceição

Recentemente começamos a inserir no catálogo de residências aqui no São Paulo Antiga, casas construídas entre os anos 1970 e 1990. Apesar de não serem tão “idosas” quanto as demais que publicamos com frequência aqui, são também significativas, possuem bela arquitetura e muitas vezes são demolidas e não deixam vestígios.

clique na foto para ampliar

Embora não seja possível afirmar que esta bela construção seja do período acima mencionada, é inegável que sua fachada e estilo são claramente do padrão estético das décadas 1970 e 1980. Muitas vezes a casa até é de outra época e recebeu ampla reforma.

Localizada na avenida Conceição – cuja história já contamos aqui – esta é uma residência de um único andar, porém de construção elevada, onde no térreo está posicionada sua ampla garagem. A casa fica na parte de cima, acessível através de um lance de escadas e aparente ser muito ampla.

Destaque para o bom gosto na construção da residência e na escolha dos materiais que compõem a fachada, com pastilhas na parte de cima e uma pedra rosa na parte inferior. Duas pequenas áreas ajardinadas ficam nas laterais do imóvel. Uma jóia de casa!

E você, também aprecia este tipo de construção? Deixe seu comentário.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 4

  1. Sim, agrada a mim também.
    Passo com certa frequência pela avenida Tiradentes em Guarulhos e próximo do cruzamento com a Otávio Braga de Mesquita, há um casarão bem parecido com esse aí da matéria, só que de 2 andares, além do térreo com a garagem. E não é tão antigo para os “nossos” padrões, mas eu fico admirado. É enorme!
    E na Tiradentes mesmo, na mesma calçada, no número 4227, há uma casinha antiga bem conservada que algum tempo atrás estava com umas placas de venda/aluga.

  2. Na Vila Maria existem (existiam?) várias casas com este padrão, como vc. bem disse, casas mais antigas mas reformadas nos anos 70 e 80. Um certo padrão era uma parede de pedra abaixo, com azulejos decorados em algum padrão geométrico (alguns com vidros insertados).

  3. Nasci no Tucuruvi e cresci em Guarulhos e ao ver essa casa tive a impressão de conhecê-la, talvez por realmente fazer parte do meu trajeto de uma vida ou pelo padrão, que vc comenta, coisa linda! Adorei a matéria sobre a Av Conceição ❤️

  4. Diria que esses imóveis são a cara de São Paulo, esses padrões de pastilhas, (Assim como aquelas antigas venezianas cujas folhas dobram ao meio e o famoso piso de caquinhos), são características que se veem até hoje na cidade e, em menor escala, em algumas outras cidades do litoral e interior (Naturalmente influência da capital), com exceção ao piso de caquinho que se popularizou fora daqui. Seria legal uma proposta que tombasse esses elementos construtivos como patrimônio imaterial da cidade, talvez fosse até mais efetivo do que tombar os imóveis que possuem esses elementos no fator preservação da história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *