Na famosa Rua Bresser, via que corta os bairros de Pari, Brás e Mooca, ainda é possível encontrar muitas construções antigas interessantes em meio a confusão caótica que é andar por esta via – especialmente nas proximidades da Avenida Celso Garcia – durante a semana.
É lá que está, por exemplo, o charmoso Castelinho da Bresser que já mencionamos aqui anteriormente. E também é o endereço desta antiga residência localizada no número 1622, já nas proximidades da estação do metrô local.
Trata-se uma casa construída nas primeiras décadas do Século XX em um padrão bastante encontrado na região do Brás e cercanias. Razoavelmente preservada, chama a atenção alguns dos itens da residência como a grande porta de entrada que somada à sua bandeira ultrapassa dois metros de altura.
A casa também possui porões habitáveis bem altos, que com o passar dos anos forma transformados em cômodos independentes, sendo que o porão direito deu lugar a um estabelecimento comercial (o qual lamentamos a cor vermelha destoando do restante da fachada).
Sobre a porta de entrada há um pequeno vitral circular onde é possível ver o que aparenta ser um brasão da república. Os vidros inclusive (os que restam, é claro) são nas cores verde e amarelo.
Por fim, importante salientar que apesar das modificações no porão e a loja que pintou sua área de cor destoante, o restante da fachada encontra-se em excelente estado de preservação e com todos os detalhes arquitetônicos preservados.
Simplesmente adorável.