Prefeitura de Guarulhos inicia reforma da locomotiva “Dona Joaninha”

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta semana a reforma da locomotiva a vapor, popularmente conhecida como Maria Fumaça, localizada na praça Paschoal Thomeu, antiga IV Centenário, uma das principais entradas da cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com empresas privadas e sem custos ao município. A situação lamentável em que se encontrava já foi alvo de denúncia aqui pelo Instituto São Paulo Antiga.

Foto: Secretaria de Meio Ambiente / Guarulhos (divulgação)

Vandalizada e deteriorada pela ação do tempo por anos de negligência do poder público, a locomotiva, cujo nome é Dona Joaninha e é similar à que opera em Guarulhos pelo Tramway da Cantareira, já teve a pichação removida e recebeu aplicação de tinta de fundo preparadora e massa plástica para correção de desgastes.

antes do início da reforma, locomotiva estava em péssimo estado de conservação

As próximas etapas da restauração são a troca das peças enferrujadas, conserto da chaminé, aplicação da nova pintura e iluminação. De acordo com a secretaria responsável pelas obras o local será cercado com gradil para inibir novos atos de vandalismo. 

A Secretaria de Meio Ambiente busca agora novas parcerias para a reforma da estação e da casa do chefe da estação, conhecida como Casa Amarela. O local é um conhecido ponto turístico da cidade e fica localizado onde era a antiga Estação Guarulhos da Estrada de Ferro Sorocabana (Tramway) cuja linha funcionou até o ano de 1964.

Foto: Secretaria de Meio Ambiente / Guarulhos (divulgação)

NOTA:

Conheça a história da locomotiva Dona Joaninha, clique aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Seja bem-vindo, Minhocão!

Símbolo maior da equivocada política viária de São Paulo, o Minhocão foi alvo de uma série de propagandas positivas na época de sua inauguração. Conheça-as!

Leia mais »

Respostas de 20

  1. Eu me lembro quando fiz o passeio de Maria-Fumaça em Campinas saindo do Carrefour do Trevo da Rodovia D. Pedro I. Depois de um tempo um fazendeiro local a incendiou, destruindo completamente os históricos vagões de madeira. Há ainda locomotivas assim na Estação Ferroviária de Jaguariúna, mas não sei o estado atual de conservação.

    1. Marcelo , está funcionando sim , sai de campinas estação anhumas e vai até o centro de Jaguariúna e volta …. passeio muito legal ….09/06/2020

  2. Minha única tristeza é saber que é necessário instalar uma grade para inibir a ação de vândalos…

  3. Muito bom saber que existe pessoas preocupadas com a história do país. Eu andei muito com essa maravilha na minha juventude. Morei em Guarulhos na década de 60. Justamente morando na vila sorocabana onde residiam os antigos aposentados da EFS. Bons tempos. Saudades das idas de Guarulhos ao Tucuruvi com a velha Maria Fumaça.

  4. Fico muito feliz com isso! Conheço a estação de quando inda criança meu pai me levava passear de trem.Depois, quando jovem, morei em Guarulhos na época do Recanto Amigo, por 7 anos muito felizes.

  5. A prefeitura de Guarulhos deveria refazer um trecho de linha e fazer passeios na praça com um trem turístico

  6. Eu viajei alguma vezes nos ano de 1959 a 1961 fazia o trajeto de jaçana até o bairro Pari, tenho muita saudade deste tempo….é lamentável ver em que estado se encontrava a locomotiva.

  7. Acho que deveriam colocar essa locomotiva para andar, fazer passeios, ela vai continuar morta parada em uma praça, e os vândalos vão continuar indo lá, seria muito top um passeio com ela, seria uma ótima errado turística para a cidade.

    1. Além do que, o entorno desse local em que a referida locomotiva se encontra é ponto de muita gente à toa, se é que me entendem.

  8. O maior inimigo dos patrimônios históricos no Brasil é o poder público . Não bastasse a extinção idiota do ramal, ainda permite a destruição do que sobrou. E o brasileiro , povo sem cultura , depreda porque ignora a importância. Somos um país atrasado , estamos ficando no fim da fila. Até meados dos anis 80, éramos um país similar à Índia e Taiwan. Vejam esses países hoje, exportam cérebros pra Alemanha e Canadá . Aqui exportamos para a criminalidade .

  9. Me doi ter tão pouca imagem do Tranway. Um paciente meu, já falecido conheceu sua esposa nele, subindo para o Horto. Depois foi investigador de policia civil na são paulo dos anos 40. Quantas historias meu bom !

  10. bela iniciativa da prefeitura de Guarulhos e seus parceiros, para conservar esta relíquia

  11. A verdade é que a máfia estatal não está nem aí para a preservação do patrimônio histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *