Um dos caminhos mais antigos da capital paulista, a Avenida Gabriela Mistral é infelizmente uma via bastante esquecida por nossas autoridades municipais.
Por muitos e muitos esta via era o único meio de ligação do bairro de Penha de França com o município vizinho de Guarulhos. Esse pouco contato entre o bairro e a outra cidade, aliás, não impediu do poder municipal paulistano transferir a propriedade do bairro para os guarulhenses, medida essa que durou poucos anos.
Nesta via ainda alguns resquícios de um passado um pouco mais nobre do que o que encontramos atualmente, com diversas chácaras e casarões. Parte destas propriedades eram ligadas a donos de olarias que margeavam o rio Tietê nesta região, tanto do lado paulistano como no de Guarulhos.
Um dos imóveis remanescentes é este aqui:
Construída na primeira metade do século 20, esta propriedade é uma sobrevivente de um período já bastante remoto desta região. No passado, como já mencionei acima, a Gabriela Mistral era uma avenida bem diferente desta que encontramos atualmente, com vários outros imóveis similares a este de ambos os lados da via.
Hoje as poucas que resistem encontram-se em estados de conservação que variam do regular ao ruim, fruto de uma região bastante desprezada da Penha, com segurança precária, e má conservação dos instrumentos públicos.
Apesar dos pesares a casa não está em mau estado de preservação. Seu estado geral é bastante satisfatório, necessitando alguns trabalhos pontuais. De acordo com um vizinho que preferiu não se identificar, a casa sofreu alterações mais profundas na década de 1950 ou 1960 (ele teve certa dificuldade em precisar) quando a varanda, logo à esquerda da porta de entrada, foi fechada com alguns vitrôs.
Atualmente pintada em um tom de verde a casa por mais vezes teve pinturas com branco e bege, sendo que na área ao redor da janela do quarto os tijolos ficavam à vista e em sua cor natural. É possível observar que os tijolos foram pintados junto com o restante da fachada.
A primeira vez que a fotografamos, em 2011, a residência ainda era de cor branca como mostra a foto a seguir:
Por fim, tanto essa casa como suas vizinhas convivem com o constante rumor que serão demolidas, seja em decorrência da construção de um corredor de ônibus ou de uma linha do Metrô. Se é verdade ou não, por enquanto não podemos confirmar. Esperamos que não passe de um boato e que toda esta região receba uma merecida revitalização.
Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):
Você pode conhecer dois outros interessantes imóveis antigos da Avenida Gabriela Mistral clicando aqui e aqui.
Respostas de 7
O tom verde das paredes externas apagou a cor gelo da porta e da janela de madeira da fachada; melhor era branco-marfim mesmo como na foto que você descreveu de 2011.
linda casa…… parece cidade do interior……..
Notem ….
1.Amplas janelas prenunciando pé direito alto. Este tipo de construção prescinde de Ar Condicionado. Ar quente sobe, e quando se há pé direito suficiente, o resultado é uma excepcional ventilação sem a sensação de sufoco no verão, e sem a necessidade de se gastar com ar condicionado. Quando muito ventilador de teto melhora a circulação de ar.
2.Todas as prumadas frontais e laterais estão em aberto para recepção de abundante luz natural.
3.A casa é elevada, pressupõe-se um porão, algo raro de se encontrar hoje em dia. Porões, sem cavados abaixo do nível da terra permitem cômodos frescos no verão, no andar baixo. E, pode-se erguer piso de madeira no andar “térreo”, sem que se sofra com o empenamento de tábuas.
Morar em casa não geminada é um privilégio, no entanto as pessoas associam a morar em edifício de apartamento com lazer completo símbolo de status. Massificação do conceito de moradia, que só vem ao encontro dos interesses das incorporadoras.
Béeeeeeee
Penha de França , um lugar bonito e ainda cheio de arvores , seria a estação final dos Bondinhos da época onde ainda hoje existe a possibilidade de recuperar este lugar historico .Aguardo sua ajuda ou fotos do local abandonado, e quem sabe um dia , tbem ver fotos deste lugar recuperado .
Essa casa pode ser comprada ?
A pior coisa que pode acontecer à uma pessoa é morar bem na divisa de uma cidade com outra, pois basta precisar de um serviço público que começa o jogo de empurra de um lado para o outro e ninguém quer assumir a responsabilidade, entretanto não esquecem de enviar religiosamente o carnê de cobrança do IPTU.
como estava em 02/23: https://maps.app.goo.gl/oPqz2EujLiC5Pbbo7