O sobrado da Rua Assano

Inaugurada em 1960 para servir como a terceira capital do Brasil, Brasília também serviu de inspiração para inúmeros projetos arquitetônicos espalhados por todo o mundo, que seguiam os traços que Oscar Niemeyer colocou em edificações como o Palácio do Planalto.

Um dos modelos que foram copiados a exaustão nos anos seguintes foi aquele que Niemeyer aplicou na fachada da residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada. Aqueles traços que são reconhecidos por boa parte dos brasileiros podem ser encontrados, de forma mais modesta, em vários lugares do país entre eles na zona norte da capital paulista:

clique na foto para ampliar

Localizada na Rua Assano, no Jardim Japão, o sobrado é um exemplo de como Brasília foi de fato inspiradora. Salvo as devidas proporções, é realmente interessante ver a fachada do Alvorada replicada em uma residência paulistana.

Conversando com alguns moradores da região que passavam em frente, a maioria soube dizer que a casa lembrava a residência oficial lá de Brasília. O andar superior onde se encontra a sugestiva fachada tem seu entorno ornamento com pastilhas amarelas.

Um interessante achado em uma tarde de primavera. Veja abaixo mais duas imagens da residência:

clique para ampliar
clique para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Estação Vila Augusta

Conheça um pouco da história da extinta estação de Vila Augusta do saudoso Trem da Cantareira. Inaugurada em 1916 e desativada em 1965.

Leia mais »

Adeus, bar do Ceará

Construído entre as décadas de 1910 e 1920, armazém localizado na esquina das ruas Cachoeira e Joaquim Carlos parece estar com seus dias contados

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Douglas, você quer noticiar “falecimento” de dois sobrados construídos em 1944 e preservados até hoje? Estão sozinhos, no Paraíso, cercados por terrenos comprados pela construtora. Se estiver interessado, favor entrar em contato.

  2. Pena que o sobrado está sem manutenção a algum tempo, mas ele era bem bonito e chamava a atenção.

  3. Se não me engano, na cidade da Praia Grande ou em Mongaguá (litoral de SP), tinha uma casa que tinha uns detalhes que remetem a arquitetura de Brasília… não sei se ainda existe, mas lembro que eu vi por volta de 2000 essa residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *