12 fotos antigas de São Paulo pra matar saudade….

Se tem uma coisa que a gente não se cansa de ver são fotografias antigas de São Paulo. Através delas podemos admirar o passado e compreender o presente, de modo que dá para ter uma noção de como muitas coisas de nossa cidade são o que são, tanto para o lado bom quanto para o ruim.

Hoje apresentamos uma nova seleção de fotos, com 12 imagens bem diversificadas de São Paulo. Vamos a elas!

1 – O Trânsito agitado e, porque não, charmoso na esquina das Avenidas Cásper Líbero e Ipiranga em 1956. Ao fundo, no lado direito, o Edifício Montreal projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1954 no calor das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Trânsito agitado na capital

2 – Fotografias noturnas antigas de São Paulo são bem raras de se encontrar, mas esta imagem da Rua Direta é realmente incrível:

Rua Direta à noite (clique na foto para ampliar)

3 e 4 – Ver a cidade do alto é sempre muito bacana, ainda mais quando a imagem é antiga não é mesmo ? Abaixo duas imagens aéreas, sendo a primeira de 1953 e a segunda de 1956:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

5 – E já que falamos acima do Edifício Montreal, vamos então lembrar através de fotografia de outra obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Esta, no entanto, não existe mais e foi demolida infelizmente com o próprio aval do arquiteto. Trata-se da fábrica de biscoitos Duchen. A foto aérea é de 1965 e a empresa ficava localizada no bairro do Parque Novo Mundo, colada a Rodovia Presidente Dutra:

clique na foto para ampliar

6 – E não tem como falar de São Paulo e não lembrar de bondes, não é mesmo ? Eles que deixaram as ruas paulistanas em 1968 estão até hoje presentes na memória afetiva dos paulistanos. A imagem abaixo, sem data, é da extinta e conhecida linha Penha-Lapa, que depois do fim dos bondes continuou existindo com ônibus por décadas:

Na galeria logo mais abaixo estão mais seis imagens paulistanas antigas imperdíveis. Siga a numeração e a identificação na própria foto:

7 – Theatro Municipal na década de 1920. Destaque para o guarda de trânsito e sua sinalização manual.

8 – Vista do Largo do Arouche (sem data) descendo o olhar no Edifício Esther é possível observar o antigo Cine República, já demolido há algumas décadas.

9 – Vista do Parque Anhangabaú em 1949, destaque para ao fundo para o Edifício Altino Arantes, inaugurado em 1947, e o Palacete Prates que seria demolido alguns anos depois.

10 – Avenida São João na esquina com a Rua Vitória e a Praça Júlio Mesquita. Destaque no canto esquerdo para a Fonte Monumental, a primeira escultura pública paulistana feita por uma artista mulher.

11 – Vista do Viaduto Santa Ifigênia, do colégio e mosteiro de São Bento em fotografia tirada em algum momento entre as década de 1920 e 1930.

12 – Mesquita Brasil, na Avenida do Estado, bairro do Cambuci. Construída em 1929, foi a primeira mesquita do país e até hoje é destaque no cenário religioso islâmico nacional.

GALERIA (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 16

  1. De vez em quando eu passava em frente ao prédio da Duchen. Naquele tempo eu não sabia que era projeto de Oscar Niemeyer. Mas, cá para nós, parecia uma construção das que aparecem em desenhos animados.

  2. Um dos versos do pensador Bastos Tigre, diz: “Saudade, palavra doce que traduz tanto amargor, saudade é como se fosse espinho cheirando a flor”. São lembranças da minha infância e juventude!

  3. São imagens sensacionais! Dá vontade de arranjar imediatamente uma máquina do tempo, só pra vivenciar o que não pude…mas as fotos ajudam um pouco…
    Uma das coisas que mais me chamam a atenção nas fotos antigas da cidade, é o grande número de automóveis estacionados nas vias mesmo. Não precisava de zona azul, estacionamentos particulares, nada…Era chegar, escolher o lugar e pronto! Incrível!

    1. E a última fotografia, a da Mesquita, não é tão antiga quanto às outras. Notei pelos potes e semáforos…mas principalmente, pelo Mercedão clássico no canto direito, embaixo.

  4. É muito bom relembrar São Paulo (capital), vivi uma parte da minha vida neste lugar lindo e maravilhoso onde vivi dia a dia, gostaria de voltar no tempo eu sou muito saudosista foi os anos dourados da minha vida.

  5. Prezado Douglas,
    Achei o seu site, e gostei muito das informações aqui contidas.
    Parabenizo pelo feito, e o incentivo a continuar com esta empreitada.
    Um povo que não conhece sua história não sabe para onde vai.

  6. Como é estranho ter saudades de um tempo em que nem era nascido mas que ainda assim me enche de nostalgia. Se pudesse escolher, teria nascido em 1900 e morrido no ano em que nasci (1975), só para viver em São Paulo e sentir as transformações que a terra da garoa passou ao longo do turbulento e fantástico século passado.

  7. Que maravilha! Sinto uma vontade imensa de ter vivido essa época, presenciar tudo isso… ainda bem que temos as fotos, a nossa história. Uma pena que muitas construções históricas não recebem o devido valor e conservação.

  8. Sensacional!!! Como é legal ver o antes e depois de locais que conhecemos tão bem!!! Ótimo esse post! Parabéns!

  9. Muito bom essa época as pessoas tinham respeito de vestiam com decoro, os alimentos eram natural, as ferrovias funcionavam, viagem muito de trem
    As pessoas tinha um coração bom nos davam abrigo em suas casas, refeição eu era um menininho
    Mas observava tudo isso.

  10. MUITO BOM VIAJAR EM TEMPO DIFERENTE DE HJ. VER O QUANTO MUDOU NOSSO ESTADO, PARABENS ADORO VER FOTOS ANTIGAS.

  11. Eu moro em Franca-SP, poucas vezes que eu estive ai em SP. a Cidade vive, a nostagia prevalece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *