Uma boa notícia para os paulistanos. A Fonte Monumental, monumento localizado na Praça Júlio Mesquita, região central de São Paulo, será palco de nova revitalização.
O Shopping Galeria Pagé Brás, previsto como o maior shopping de eletrônicos e importados do país, e que será inaugurado em 27 de setembro de 2016, está patrocinando a revitalização da Fonte Monumental, por sugestão do CONPRESP, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
Inagurada em 1926 e de autoria de Nicolina Vaz, possui sobre suas duas grandes bacias de mármore a figura de um pescador sendo seduzido por sereias e é ornamentada com lagostas gigantes e quatro máscaras feitas em bronze.
O empreendimento investiu R$ 160 mil na restauração que será entregue para a população no fim de agosto.
Exatamente como na última restauração, há 4 anos, o São Paulo Antiga acompanhará de perto todo trabalho que está sendo realizado na Fonte Monumental.
Respostas de 6
Pelo que li no Diário Oficial, quem está patrocinando a revitalização é uma empresa chamada Trapani Participações LTDA. Desde o final de maio foram colocados nos vidros de proteção da fonte dois grandes adesivos escrito “Estamos em Obras”, e em baixo estava o logotipo da Galeria Pagé.
Possa ser que reaproveitaram esses adesivos das obras da referida galeria ou a mesma também está patrocinando a revitalização.
A Galeria vai gastar 160 mil?
Só por curiosidade, quanto será que foi gasto pela Prefeitura quando restaurou o mon
unento?
A gestão Kassab gastou cerca de 400.000 até hoje achei esse valor alto demais.
O problema não é a restauração da fonte em si, mas que ela permaneça conservada por muito tempo. Duas restaurações em menos de uma década é um absurdo, e considerando-se o estágio de putrefação que se encontra o centro velho e a falta de zelo e de cultura do paulistano médio, em breve a fonte estará novamente degradada.
Não faz muito tempo esse mesma fonte foi restaurada. O centro da cidade até poucos anos atrás estava em estado muito superior ao que se vê hoje. A degradação que vinha sendo lentamente revertida tem virado o jogo de forma avassaladora, principalmente em termos de pichação. Eis a questão crucial, evitar a degradação para não ter que ficar reformando e revitalizando de tempos em tempos, e isso ainda não aprendemos. A cidade parece ter voltado aos anos 90 quando tudo era emporcalhado de pichação. Picharam o Teatro Municipal, Picharam o Viaduto Santa Efigênia, Picharam o Viaduto do Chá, Picharam a Belíssima Praça Ramos de Azevedo, e recentemente picharam de forma debochada e com letras garrafais as colunas centrais da Ponte Estaiada em frente ao Anhembi. Estamos vivendo um surto de pichação que a há muito não se via na cidade. Nem canteiro de avenida escapa, emporcalham tudo que veem pela frente e pior, sem nenhum receio pois ações preventivas, repressoras e de manutenção sistemática (como havia em gestões anteriores) inexistem ou são incrivelmente tímidas.
FELIPE: Agradeça ao “nosso” prefeito, que se Deus quiser, vai vazar agora em Outubro, porém, mesmo assim, não temos motivo pra comemorar, pois sabemos como são os políticos aqui no Brasil, né???