Se você é apaixonado pela cozinha francesa ou tem vontade de conhecer o que há de melhor da culinária deste país, nesta quinta-feira, 19 de março, será uma excelente oportunidade para você experimentar e viver um pouco das delícias gastronômicas da França.
Chamado de Goût de France o evento mundial que reúne restaurantes em mais de 150 países, é uma criação do chef francês Alain Ducasse, e conta com o apoio do governo da França. O evento também estará ocorrendo aqui em São Paulo:
Na cidade de São Paulo, 18 restaurantes e bistrôs estarão participando. Confira abaixo a lista completa de estabelecimento que irão participar:
Cada restaurante terá seu próprio cardápio dedicado ao evento, e escolhemos o do La Casserole, no Largo do Arouche para exemplificar:
Acepipe
Verrine niçoise
Entrada
Tourteforestière, foiegras
Primeiro Prato
Raviolicrevettes,bisque de lagostins
Segundo Prato
Gigot d’agneauauxpetitslegumes
Sobremesa
Crêpes Suzette, sorvete chocolate gengibre
Maiores informações sobre o evento:
Consulado da França em São Paulo
elaine.caetano@diplomatie.gouv.fr
(11) 3371-5444
Respostas de 4
Acho ótimo que eventos assim mundiais tenham São Paulo entre as cidades escolhidas. Afinal, nossa cidade é uma metrópole mundial.
Aproveitando o assunto, não entendo porque a culinária paulista está desaparecendo na capital. São Paulo é uma cidade estranha. Recebe de braços abertos qualquer influência de outros estados e países mas não consegue preservar seus costumes, tradições e sabores.
A coisa chega a tal ponto que hoje é praticamente impossível encontrar em São Paulo um único lugar que sirva comida típica de São Paulo, com exceção do tradicional Virado à Paulista servido às segundas-feiras.
Um jovem paulistano de 15 anos de idade provavelmente sabe o que é uma paleta mexicana (a moda da vez) uma tapioca, uma comida peruana qualquer ou de um país que ele nem sabe direito onde fica. Porém é incapaz de citar um único prato do estado onde nasceu.
Moda de viola e música caipira também inexistem em São Paulo, capital do estado berço desse delicioso gênero musical. Na Virada Cultural – o evento artístico-musical-cultural mais importante do país – não há um palco dedicado aos violeiros, catireiros e duplas caipiras.
São Paulo é muito diferente do sul e do nordeste, regiões que dão valor e preservam sua cultura.
Realmente o Cesar está coberto de razão. São Paulo nesse item ficou esquecido. Eu particularmente nem sei quais são os pratos típicos paulistanos. Espero que um dia tenhamos uma matéria sobre o assunto. Em todo o caso o Douglas está de parabéns sempre com matérias incríveis, culturais e sociais.
Minha cara Cristina
Cheguei a essa triste constatação almoçando com colegas de trabalho, todos eles paulistanos. Nenhum deles foi capaz de citar um prato da culinária bandeirante diferente do tradicional Virado à Paulista ou o cuscuz.
Você já observou que os jovens universitários gostam de forró mas não conhecem a música caipira, gênero musical que nasceu no nosso estado?
Você sabia que a famosa comida típica mineira é na verdade paulista?
Eu também não. Veja só:
http://ramanavimana.blogspot.com.br/2013/03/a-famosa-cozinha-mineira-na-verdade-e.html