A rua Oriente, no Brás, é uma das vias mais movimentadas do bairro, com toda aquela multidão de pessoas que chegam de vários pontos de São Paulo, do Brasil e até do exterior para comprar roupas em atacado e varejo, fazendo do local um verdadeiro “formigueiro”. Assim, com tanta gente, fica complicado observar a arquitetura de alguns imóveis da rua. Mas, aos domingos pela manhã, é possível andar com mais tranquilidade por ali e descobrir algumas preciosidades, como este belo sobrado antigo.
Localizado no número 757, esta casa é um belo exemplar da diversidade da arquitetura de São Paulo. Trata-se de um sobrado com forte influência mourisca em seu desenho, especialmente em suas sacadas, bastante rebuscadas, e nas janelas de madeira, ao melhor estilo oriental. Não fosse pelo carro estacionado, pela sacolas de lixo na calçada e pelos dizeres em língua portuguesa do comércio do térreo, esta foto poderia até passar como sendo na cidade do Cairo, por exemplo.
Apesar de estar precisando de alguma melhoria na fachada, o sobrado está bem apresentável. Nota-se também as colunas salomônicas em volta das janelas de madeira, que dão um toque ainda mais refinado à arquitetura da casa. Observando de ponta a ponta a rua Oriente, é possível notar que trata-se do único imóvel que faz jus ao nome da rua, por se tratar de uma arquitetura de traços orientais. Só por esta peculiaridade este imóvel já merece restauro e sua preservação.
São Paulo sempre revela gratas surpresas, não é mesmo ?
Abaixo, mais uma fotografia do imóvel, com uma curiosidade que só reparei agora quando editava a imagem para publicar. Um beija-flor bebendo água calmamente no bebedouro instalado na sacada, numa tranquilidade completamente destoante ao ritmo frenético diário da rua Oriente.
Atualização 03/04/2020:
Seis anos depois de nossa visita, retornamos à Rua Oriente para conferir como está a edificação atualmente. Para nossa grata surpresa o encontramos com pintura nova e bem cuidado, como você pode conferir nas imagens abaixo:
Respostas de 11
Belo exemplo da diversidade da nossa cultura.
Se eles dessem uma mao de tinta na frente, essa casa chamaria ainda mais a atencao… Me pergunto como teria sido antes de botarem esse portao comercial da Casa das Meias. Seria a entrada da garagem ? Muito linda, e mais uma vez, obrigada pelo seu trabalho impecavel..
“Casa Maling” de Frenkel & Bitelman
Lingerie, Blusas de lã, enxovais para noivas etc.
Adorei!!! Vc sempre surpreende com detalhes que nos passam despercebidos. Obrigada por seu cuidado.
Muito boa garimpagem,,,Obrigada..
Se eu não me angano, a uns 15 anos atras morava uma familia de sobrenome Slaiman. To certo?
O que me chamou muito a atenção foram os recortes das janelas que se assemelham a pessoas em guarda.
Tudo muito bonito!
Bonito! É muito bom a gente perceber que ali, no ritmo frenético do Brás, sobrevivem colibris e também pessoas tão delicadas quanto essas aves. Pessoas capazes de regar seus vasos de flores, pendurar luzinhas em sua sacada, colocar água num bebedouro. Longa vida ao imóvel e a essa pessoa tão especial!
na rua casemiro de abreu tem um casarao bem antigo e estao para demoli-lo, seri bom se pudesem fotografa-lo
Que lindo!!!!
passei por essa rua ainda hoje, o sobrado está restaurado e todo pintado, diferente da foto nesse artigo. Inclusive existem placas para a venda do mesmo, achei legal
Nao e bem um sobrado, e sim um predio de condominio.