Casa de 1916 – Rua Fernão de Magalhães

Apresento aqui outra interessante residência antiga da rua Fernão de Magalhães, desta vez localizada no número 125:

clique na foto para ampliar

Centenária, a residência construída em 1916 é o principal destaque arquitetônico desta rua, que possui outras construções antigas como outra casa (modificada mas interessante) no número 193, e a antiga fábrica da Orion.

O que chama a atenção neste imóvel é o fato do mesmo estar até hoje absolutamente preservado, fazendo uma exceção ao portão lateral original, há muito trocado por um feito de chapa de aço, possivelmente por questões de privacidade ou segurança.

Foto: Na fachada o ano da construção

Destaco também, no frontão logo abaixo do ano que identifica a construção da casa, para a discreta presença de azulejos azuis, muito similares aos antigos azulejos de origem portuguesa. Estes azulejos se apresentam em outros pontos da fachada, como sobre e abaixo da janela, por exemplo.

Pode ser apenas um capricho estético ou algo que identifica a origem das pessoas que a construíram. Esse trecho entre as ruas Fernão de Magalhães, Santa Clara, Joaquim Carlos e Cachoeira era repleto de moradores de origem portuguesa (incluo neste balaio meus avós paternos e maternos).

Não é realmente gratificante encontrar estes imóveis preservados ?

Veja mais fotos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Liberata Pasquali

Localizado em plena Avenida Radial Leste, na Mooca, o Edificio Liberata Pasquali é um prédio residencial que encontra-se abandonado há vários anos. Veja mais fotos dele.

Leia mais »

3 respostas

  1. Que lindo que tenham preservado tão bem esta casa centenária! Alguns azulejos (no frontão) caíram, não podem ser substituídos. A beleza original do frontão continua intacta. Os azulejos abaixo da linda janela são maravilhosos! E a casa fica na rua que leva o nome de um ilustre português, o navegante Fernão de Magalhães (que, embora sendo português, só conseguiu navegar ao redor do mundo com a ajuda da Espanha, não dos portugueses…). Enfim, é uma linda casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *