1910 – O Primeiro Voo do Brasil

Quando pensamos na história da aviação brasileira, a primeira lembrança que temos é do ilustre Alberto Santos-Dumont. Conhecido nacionalmente como o ˝pai da aviação˝ seu nome é uma unanimidade.

Entretanto há um importantíssimo lugar na história reservado a um francês radicado no Brasil que em 1910 inseriu a cidade de Osasco na história da aviação. E sua trajetória está neste livro:

 

Conheça a Dimitri Sensaud de Lavaud, um francês que chegou ao Brasil trazido pelo pai que veio país motivado pelas oportunidades de negócios em solo brasileiro.

Escrito por Susana Alexandria e Salvador Nogueira o livro descreve a trajetória do jovem engenheiro autodidata que construiu aquele que é legitimamente o primeiro avião brasileiro.

Com seu aeroplano batizado de ˝São Paulo˝ Dimitri fez o primeiro voo registrado pela América Latina em 1910. O feito foi difundido a exaustão naquela época, mas com o passar dos anos caiu em um quase que total esquecimento.

Este livro faz o resgate deste grandioso personagem histórico brasileiro, que mesmo pouco conhecido nos dias de hoje foi, além de aviador, um grande inventor com mais de 1000 patentes registradas e sucessivos êxitos desde a área de aeroplanos até a automobilística.

O aviador junto a seu aeroplano em um campo de Osasco em 1910

O livro ainda aborda outros aspectos pessoais da vida de Dimitri, como quando ele foi detido acusado de colaborar com o regime nazista. Ele foi inocentado, mas sua vida jamais seria a mesma.

Imperdível para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da aviação brasileira e de quebra aprender ainda mais sobre a história de São Paulo e de Osaco.

Livro:
1910 – O PRIMEIRO VOO DO BRASIL
Autores: Susana Alexandria e Salvador Nogueira
Editora Aleph

Ao comprar este livro pelo nosso parceiro acima, você está ajudando a manter o São Paulo Antiga no ar!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

  1. Só um pequeno aviso: A região que abrange a cidade de Osasco, na época, ainda era cidade de São Paulo
    A emancipação de Osasco só ocorreu em 1962
    Ou seja o correto no texto, presumo, seria:
    “Entretanto há um importantíssimo lugar na história reservado a um francês radicado no Brasil que em 1910 inseriu a” FUTURA “cidade de Osasco na história da aviação. E sua trajetória está neste livro:”

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: