Quando pensamos na história da aviação brasileira, a primeira lembrança que temos é do ilustre Alberto Santos-Dumont. Conhecido nacionalmente como o ˝pai da aviação˝ seu nome é uma unanimidade.
Entretanto há um importantíssimo lugar na história reservado a um francês radicado no Brasil que em 1910 inseriu a cidade de Osasco na história da aviação. E sua trajetória está neste livro:
Conheça a Dimitri Sensaud de Lavaud, um francês que chegou ao Brasil trazido pelo pai que veio país motivado pelas oportunidades de negócios em solo brasileiro.
Escrito por Susana Alexandria e Salvador Nogueira o livro descreve a trajetória do jovem engenheiro autodidata que construiu aquele que é legitimamente o primeiro avião brasileiro.
Com seu aeroplano batizado de ˝São Paulo˝ Dimitri fez o primeiro voo registrado pela América Latina em 1910. O feito foi difundido a exaustão naquela época, mas com o passar dos anos caiu em um quase que total esquecimento.
Este livro faz o resgate deste grandioso personagem histórico brasileiro, que mesmo pouco conhecido nos dias de hoje foi, além de aviador, um grande inventor com mais de 1000 patentes registradas e sucessivos êxitos desde a área de aeroplanos até a automobilística.

O livro ainda aborda outros aspectos pessoais da vida de Dimitri, como quando ele foi detido acusado de colaborar com o regime nazista. Ele foi inocentado, mas sua vida jamais seria a mesma.
Imperdível para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da aviação brasileira e de quebra aprender ainda mais sobre a história de São Paulo e de Osaco.
Livro:
1910 – O PRIMEIRO VOO DO BRASIL
Autores: Susana Alexandria e Salvador Nogueira
Editora Aleph
Ao comprar este livro pelo nosso parceiro acima, você está ajudando a manter o São Paulo Antiga no ar!
Respostas de 7
Faltou um link para a compra do livro…
Olá, não faltou.É esse botão amarelo escrito ˝compre agora˝ da Amazon. Abraços
Só um pequeno aviso: A região que abrange a cidade de Osasco, na época, ainda era cidade de São Paulo
A emancipação de Osasco só ocorreu em 1962
Ou seja o correto no texto, presumo, seria:
“Entretanto há um importantíssimo lugar na história reservado a um francês radicado no Brasil que em 1910 inseriu a” FUTURA “cidade de Osasco na história da aviação. E sua trajetória está neste livro:”
Entendi sua colocação mas discordo dela. Acho que é um preciosismo que só iria confundir.
Então quer dizer que esse francês fez um avião antes de Santos Dumont???
DENTRO DO BRASIL… sim
No mundo… não
Coisa histórica! Um acontecimento famoso o primeiro aviador dentro do Brasil mas não foi o primeiro a dar voo no mundo. Se quiser e puder, pode visitar o prédio da TV Tupi(acho que era prédio se não me engano), mas só se vc quiser se não quiser não precisa.