10 Marcas de Cigarros Curiosas ou Politicamente Incorretas!

As embalagens, marcas e fabricantes de cigarros hoje são um tanto quanto padronizadas. Sabemos que os fabricantes são poucos e tratam-se de grandes corporações, que as marcas são algumas dezenas e bastante conhecidas.

As embalagens então, são discretas e meio que padronizadas e no verso há a publicidade do Ministério da Saúde, feita para assustar os fumantes e intimidar os que pegam o maço pela primeira vez com o intuito de iniciar-se no hábito vício de fumar.

Mas há um século atrás, quando o cigarro não era ainda visto como um grande malefício a saúde humana e era costumeiramente associado ao charme e a elegância, as embalagens de cigarro eram diferentes, coloridas e bastante controversas para os nossos olhos de hoje.

Divulgação

Os fabricantes de cigarro eram centenas espalhados por todo o Brasil e as marcas eram milhares. Boa parte das produções eram locais devido ao tamanho do Brasil e a dificuldade de transporte pelo território nacional. Assim, muitas das marcas produzidas pelos rincões do país jamais ficavam conhecidas no restante do território nacional. Isso não quer dizer que as embalagens dos cigarros eram mal feitos, pelo contrário.

Para mostrar como eram estas embalagens antigas, selecionei aqui 10 marcas de cigarros produzidas entre 1900 e 1940 que chamam a atenção por serem curiosas ou politicamente incorretas. Vamos a elas!

Cigarros com crianças nas embalagens: 

O que hoje seria deplorável e proibido, era comum antigamente. Estas duas marcas antigas mostram crianças fumando ou com vontade de fumar.

Divulgação

Divulgação

Cigarros com mensagens políticas:

Um cigarro de cunho socialista para comunista nenhum botar defeito ou cigarros produzidos para integralistas de extrema direita também eram encontrados nas ruas de São Paulo e Porto Alegre.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Cigarros com embalagens sensuais:

Não gosta de ver crianças fumando ou de cigarros com temas políticos ? Não é por isso que ficará sem fumar. Havia também cigarros com mulheres na embalagem. A que vemos abaixo não era da Turma da Xuxa, mas já era Paquita…

Divulgação

Cigarros com tema de futebol:

Embalagens com temas esportivos ou futebolísticos não eram raros também, um muito comum nos anos 1930-1940 no Rio de Janeiro era o Cigarro do América Futebol Clube, mas o que você vê a seguir da primeira década do século XX é mais genérico e dedicado a todos os “clubs de foot-ball”. Notem que a palavra não havia ainda sido aportuguesada para futebol.

Divulgação

Cigarros estranhos ou bem humorados:

Por último, separamos três embalagens de cigarros antigos que são bem curiosos e até bem humorados.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Existem ainda outros tipos de cigarros bem curiosos como os com anagramas, maçônicos ou religiosos. Em breve traremos mais embalagens para vocês.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. MEU CARO AMIGO JONALISTA DOUGLAS, ANDEI LENDO A SUA MATERIA SOBRE O CIGARROS E ACHEI MUITO INTERECANTE… APESSAR DE EU TER 63 ANOS DE IDADE E TER SIDO UM FUMANTE DE TRES CARTEIRAS POR DIA, NÃO TINHA O CONCEMENTO DESSES ASUNTO QUE MUITO ME ALEGROU…QUOISAS COMO ESSAS É QUER A GENTE FICA SABENDO COMO TUDO COMEÇO A NOS VICIAR, OU SEJA, COMO CRIAR UMA DEPENDENCIA, E QUE DEPENDENCIA PROVOCA O CIGARRO, COM ESTA IDADE JÁ PASSEI POR CINCO SAFENAS E QUATRO MAMARIAS, UTIMAMENTE ESTAVA QUASE CEGO TIVE QUE FAZER CIRUGIAS NOS DOIS OLHOS, CATARATAS COM CORESÃO DE MIUPIA… AGORA ESTOU MELHOR MAIS A MINHA SAUDE JÁ ERA!? MEU PRESADO JORNALISTA MEU MUITO OBRIGADO POR SUA MATERIA A PESAR DE EU NÃO TER VISTO SA FOTOS MAIS FOI DE GRANDE VALIA PARA MINHA INFORMAÇÃO… UM FRATERNO ABRAÇO DO SEU CRIADO… JOSÉ ROBERTO SILVA

  2. Ainda bem que surgiram os cientistas Richard Doll e Bradfor Hill para serem “as moscas da sopa” dos fabricantes de cigarros.

  3. Se essa última marca, Picareta, ainda existisse, certamente seria a preferida da maioria dos nosso políticos.

  4. Hehehe….cigarros Socialistas. Só no nome, porque garanto que não era socializado com os pobres. O fabricante preferia receber o pagamento pelo seu produto em dinheiro vivo em moeda forte…kkk

  5. existia uma marca de cigarro nos anos 30 chamada ”cigarros meu amor”, vale a pena pesquisar sobre eles

  6. Não deixa de ser engraçado ver algumas marcas. Cigarros integralistas, tudo a ver com a política nacional dos tempos atuais. Não lançaram cigarros “cristãos” para os que amam “Deus acima de tudo”? Diversas marcas de cachaça também tem nomes exóticos ou engraçados. Quem sabe, pode ser tema de uma próxima matéria neste maravilhoso site.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: