Vila Irene

Quando se fala em “vilas antigas” em São Paulo a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as famosas como Vila Maria Zélia, Vila Economizadora ou a Vila dos Ingleses. No entanto em São Paulo existem dezenas (ou seriam centenas?) de outras vilas antigas escondidas e não tão famosas.

clique na foto para ampliar

Passando outro dia pela Vila Bertioga, na zona leste paulistana, observei essa casa antiga que estava recém pintada com essa cor um tanto quanto chamativa. Olhando a fachada com um pouco mais de atenção para ver seus detalhes, notei a inscrição sobre a varanda onde é possível ler “Vila Irene“.

Observando-a com mais calma foi possível notar que trata-se de uma pequena vila (pequena mesmo), possivelmente construída pelo morador original da casa principal para ter uma fonte de renda. Uma das casas foi construída sobre a principal, inclusive sendo acessada pelo mesmo portão, enquanto as demais casas da vila são acessadas pelo portão de garagem à direita do imóvel. São poucas casas mas mesmo assim podemos tranquilamente chamá-la de vila.

Detalhe da fachada, onde é possível ler “Vila Irene” (clique na foto para ampliar)

Observando a imagem aérea do Google Maps é possível notar uma grande área verde que se estende do fundo da Vila Irene até a rua de trás, chamada Piraçununga, no entanto não é possível determinar que trata-se de um só terreno, podendo ser outro lote independente.

Na casa principal, que aparentemente é da década de 1940 ou 1950, nota-se apenas a modificação de uma das janelas, que parece ser de um quarto. O restante preserva o padrão original. Veja mais fotos abaixo:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Danúbio

Localizado na avenida Brigadeiro Luís Antônio, hotel foi sinônimo de luxo e sofisticação na rede hoteleira de São Paulo.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *