Em uma cidade em que os quilômetros de metrô são insuficientes para atender a demanda, os ônibus coletivos são indispensáveis para transportar a população. Hoje, temos ônibus espalhados em uma boa quantidade por todos os cantos da cidade, mas houve uma época em que estes mesmos ônibus não eram em tão boa quantidade.
Agora, volte no tempo, em uma zona leste dos anos 1940 e 1950. Se a região era bem pouco habitada, diferente de hoje, imagine como era o sistema de transportes coletivos. Como era ir da Penha até São Miguel ? E até a Vila Ré ? Eram tempos muitos difíceis.
Tomo como exemplo mesmo, minha família. Ao mudarem do Belenzinho, o braço paterno da minha família adquiriu algumas propriedades na região. O bairro, Vila Olívia de Oliveira, que estava sendo então loteado. Mas ainda era preciso ir todos os dias ao trabalho, no Leite Vigor. Era então preciso pegar ônibus!
A solução era pegar os ônibus da Empresa Auto Ônibus Vila Esperança, uma das mais antigas viações de ônibus da região, e que existiu até meados dos anos 1970, quando foi vendida para a Viação São José.
Embora eu não tenha usado os ônibus da E.A.O Vila Esperança, a empresa que a comprou marcou a minha infância. Quando era garoto, estudava em colégio de freiras na Vila Matilde e morava na Vila Jacuí. Para ir e voltar ou eu pegava um ônibus da Viação São José. Lembro-me até hoje das linhas (273C – Jardim Célia/Metrô Penha ou o 273T – Vila Verde/Metrô Vila Matilde).
Por vários anos a garagem da E.A.O Vila Esperança foi localizada no número 2187 da Avenida Amador Bueno da Veiga, na Vila Esperança, região da Penha. E embora a empresa não esteja lá há algumas décadas, a garagem permanece até hoje intacta.
Quando eu ainda era pequeno, nos anos 1980, já não era mais garagem de ônibus. Lembro-me que o local foi por muito tempo um depósito de bebidas. Depois, virou garagem de caminhões e com o tempo acabou fechando de vez.
Não faço ideia do que será ali um dia. Se o local será demolido e erguerão novos condomínios, se vai virar estacionamento ou até voltar a ser uma garagem de ônibus. Mas o que é impossível, é deixar de lembrar que ali está um pedaço da história do transporte coletivo em São Paulo.
Veja fotos da garagem (clique na miniatura para ampliar):
Veja novas fotos da antiga garagem (adicionadas em 05/03/2012):
Crédito: Glaucia Garcia de Carvalho
Atualização – 30/09/2019 : O local foi demolido em 2013 e deu lugar a edifícios residenciais.