O São Paulo Antiga conta com um acervo de mais 5.000 slides e negativos, que em breve serão todos disponibilizados para consulta online.
A cada lote novo de imagens que chega até nosso acervo, acontece um processo de higienização, catalogação e, finalmente, a digitalização.
Recentemente, catalogando um lote de slides recém chegados dos Estados Unidos, me deparei misturado a fotos de cidades americanas, uma preciosa fotografia da Cidade de São Paulo tirada em 1961.
Tirada do alto do Viaduto do Chá, essa imagem mostra um Vale do Anhangabau completamente diferente daquele que estamos acostumados a ver nos dias de hoje, e que os nascidos na década de 90 provavelmente só conhecerão através de fotografias.
Na imagem, uma série de coisas que hoje não vemos mais. Começando pelo colorido dos ônibus coletivos, padronizados na gestão da Prefeita Luiza Erundina, a mesma que concluiu em 1992 as obras do vale, transformando-o em um grande boulevard.
Outra coisa que não vemos mais é a publicidade no alto dos edifícios, bastante presente nesta imagem dos anos 60. O Cine Cairo, hoje apenas uma fachada, à época funcionando a todo vapor. Por fim, a gritante ausência do Edifício Mirante do Vale, que só seria inaugurado em 1966, tornando-se o edifício mais alto de São Paulo e do Brasil.
A fotografia abaixo, tirada do mesmo lugar em 14 de setembro de 2013, mostra o quanto a região mudou:
Embora o boulevard tenha transformado o vale em um espaço destinado apenas a pedestres, tenho minhas reservas à mudança.
Acho que o espaço poderia ter sido transformado em algo que permitisse de forma organizada pedestres e veículos. A ausência de veículos e a iluminação ruim deixaram o local bastante deserto à noite, o que faz do local ser mais frequentado neste horário pelos amigos do alheio do que por famílias e turistas.
Outra coisa muito desagradável no vale atualmente é a ausência de banheiros públicos já que os que existiam, quase diante da Avenida São João, foram fechados na gestão do Prefeito Gilberto Kassab.
Por fim, incomoda muito nos dias de hoje a fonte sempre desligada, passam anos e anos e entram e saem secretários da cultura e parece que nenhum deles se preocupa com o abandono de um dos mais belos cartões postais da cidade.
Para você qual Vale do Anhangabau é melhor ? O de 1961 ou 2013 ? Deixe seu comentário.