Um sobrado peculiar no Cambuci

Uma cidade tão grande como São Paulo seguramente tem um número bastante amplo de construções antigas com estilos arquitetônicos bem variados entre si. E se você ainda não se convenceu disso, dê uma olhada nesta casa abaixo:

Localizada no número 230 da rua Paulo Orozimbo, esse sobrado tem um estilo arquitetônico bastante peculiar, pois possui um ecletismo que mistura diversos estilos distintos em uma só construção. Contudo, apesar disso, não diria que essa residência era assim em sua concepção original décadas atrás.

Não encontrei imagens antigas o suficiente dela para poder fazer um comparativo decente. Todas as imagens que achei, até mesmo no histórico do Google Street View, nos remetem para esse padrão que vemos atualmente. Me parece que em algum momento essa reforma satisfez um gosto pessoal dos donos, mesclando uma construção moderna em seu interior com algo mais retrô, ou seja, não exatamente antigo.

clique na foto para ampliar

Arrisco dizer que esta casa é, na verdade, um falso histórico. Para quem não conhece esse termo é quando uma casa atual é construída utilizando um estilo que a faz passar por antiga ou copia um estilo consagrado de outra localidade. Neste link aqui mostro um ótimo exemplo similar no bairro de Jardim Anália Franco, na zona leste de São Paulo.

E você gostou do estilo dessa casa? Deixe seu comentário a respeito.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 4

  1. Olá meu amigo, isto não é um sobrado, é um condomínio de sobradinhos e foi construído em meados de 2010, talvez um ou dois anos antes. Procure anúncios e vc encontrará as casinhas a venda. Espero ter ajudado.

  2. Excelente artigo Douglas, e que graça de imóvel, que essa iniciativa se espalhe por aí, chega de casas que parecem consultórios médicos ou mini concessionárias

    Aliás, creio que já passou da hora de os arquitetos revisarem esse termo “falso histórico”, pois n faz justiça a essa tentativa de reviver a arquitetura clássica e ainda a desvaloriza…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *