Um sobrado há muito tempo desaparecido

Certo dia, navegando no site de leilões estadunidense eBay, encontrei uma fotografia à venda que mostrava um sobrado supostamente em São Paulo. Arrisquei e comprei. Quando a recebi pelo correio notei que no verso havia um texto que confirmava que era realmente localizada aqui na cidade e explicava até a numeração da casa, como vocês podem conferir abaixo:

Antigamente era muito corriqueiro as pessoas após revelarem alguma foto mandar fazer mais cópias da mesma imagem com o verso preparado para envio postal, como visto acima. Era comum principalmente para imagens de recém-casados e recém-nascidos para enviar para padrinhos, familiares etc. Eventualmente enviavam também de casas, como podemos atestar aqui.

clique para ampliar

O texto no verso da fotografia diz “Casa dos meus tios Fonseca Rodrigues em S. Paulo – av Higienópolis, 17”. A fotografia em questão estava nos Estados Unidos, então é possível que a foto tenha sido enviada para algum familiar ou amigo que lá estava residindo. Se foi enviada pelo correio, com certeza foi dentro de um envelope, pois não há endereço de destinatário ou selo.

O fato é que seria muito improvável saber quem eram essas pessoas ou mais dados sobre a casa, pois se você andar de ponta a ponta pela avenida Higienópolis, vai constatar que não há nenhum sobrado similar a esse, ou seja, já foi demolido. E se reparar bem na foto vai notar que não se trata de um sobrado, mas dois.

Se reparar bem vai notar que no canto direito da foto é outro sobrado, geminado (clique para ampliar)

Mas já como eu costumo dizer sempre: “Quem tem acervo, tem tudo” fui eu lá pesquisar o IPTU paulistano do ano de 1927, o qual eu tenho completo e observe o que eu encontrei lá:

Como eu não havia encontrado esse número 17 na lista de assinantes telefônicos de 1938 que eu tenho na biblioteca, deduzi que tratava-se muito provavelmente de uma numeração antiga. O sistema de numeração atual, adotado pela prefeitura de São Paulo desde o final da década de 1930, é métrico enquanto o anterior era por propriedade, ou seja, o “17” era a décima sétima propriedade da avenida Higienópolis. E o IPTU que eu tenho realmente confirmou a minha tese, ou seja, o número citado na foto era da casa de João A. Fonseca Rodrigues, tio da pessoa que enviou a foto para os Estados Unidos.

Acredito que possivelmente o número 17 daquela época corresponda hoje a algo entre os números 430 e 460. Mas é só uma especulação. Mistério resolvido, aproveite para ver na listinha do IPTU acima quantas figuras importantes da história de São Paulo viviam na avenida Higienópolis naquele ano.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: