Templo Tenrikyo

A Cidade de São Paulo está sempre se mostrando como curiosa e surpreendente. Há algumas semanas atrás, recebemos a mensagem de um morador do Parque Guarani, em Itaquera, de que lá havia uma antiga casa de fazenda abandonada. Anotamos o endereço do local e fomos até o local.

Pois qual foi a minha surpresa ao constatar que o local não estava abandonado e nem era uma casa de fazenda, mas na verdade, um templo religioso.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O templo, que nos remete a arquitetura dos tradicionais pagodes orientais, pertence a Igreja Tenrikyo. O tempo continua funcionando no local e a região é conhecida por ter sido residência de inúmeros imigrantes japoneses que, em sua maioria, optavam por cultivar plantações de pêssegos.

Até algumas décadas atrás havia no centro de Itaquera um cinema que só exibia filmes japoneses. Uma bela construção que não é comum de se encontrar pela cidade de São Paulo. Encontrar algo assim em Itaquera é no mínimo curioso.

Veja mais fotos do local:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 38

  1. Caro, parabéns pela iniciativa!

    Pois é, a região de Itaquera, na década de 1960, tinha uma grande concentração de imigrantes japoneses. Eles eram, na grande maioria, produtores de pêssegos. Itaquera chegou a ter até mesmo um cinema que exibia filmes em japonês. Possivelmente, esse imóvel deva ser dessa época.
    Abraço e sucesso!

    José Carlos Videira
    jornalista

  2. Extremamente inteligente este trabalho de vocês, moro em Santos e é um ótimo lugar para esta pesquisa que normalmente faço com o olhar, pois adoro observar os detalhes dos imóveis e aqui em Santos é rico.

    Parabéns!

  3. Otimo trabalho meu caro ouvi tua entrevista na radio band e resolvi da uma vizitada em teu site;Adoro este tipo de pesquisa atimiro casas e monumentos abandonados;Viajo muito pelo pais e vejo vistas maravilhosas de grtandes fazendas e usinas abandonada se lhe enteraçar lhe envio algumas fotos parabens pelo teu trabalho ???

  4. Existe uma coisa nos templos abandonados que me emocionam e cativam mais do que os casarões e edifícios comerciais: é que, neste lugar da foto, passaram centenas de pessoas cujos antepassados ergueram este lugar.
    Gente que atravessou o planeta e que, do outro lado, fez de um novo país sua morada.
    O abandono deste templo é o sinal claríssimo de que essas pessoas não apenas abandonaram seus antepassados mas tudo o que significava suas origens, crenças e preceitos.
    Abandonar uma casa? Vá lá.
    Mas seu passado e origens? É um crime hediondo contra os mortos.
    Aliás, seria interessante dar um close naquele detalhe no alto do pagode: ali está registrado o símbolo do templo e, com sorte, possui algum detalhe sobre sua origem.
    Magnífico resgate!

  5. Amigo muito bom este trabalho
    só assim tomamos conhecimento do que esta se perdendo na cidade e graças a você poderemos ver algumas obras antes que elas se percam boa sorte
    e siga em frente. Você pode contar conosco abraço

  6. Em itaquera tinha a colonia japonesa, eram pequenas propriedades rurais (sitios) em torno de 15.000,00m2.

    Em uma delas havia uma criação de carpa onde uma familia japonesa fazia um tratamento com o sangue das carpas para tratamento de bronquite

    1. criação de carpas??? deveriam ter ótimas relações com os judeus (a carpa é uma das espécies mais usadas para fazer gefilte fish)…

    2. Por favor tenho um filho de 2 anos que sofre muitoi com bronquite por favor mande-me o endereço desta família japonesa que faz a cura da bronquite com sangue de carpa pois já há muito tempo procuro este local desta família japonesa que realiza a cura da breonquite através do sangue de carpa para cura de meu sofrido filhinho de 24 meses . por favor entrar em contato também por celular 9527-2031 e 7449-4455 por favor é muito urgente pois meu filhinho continua tendo constandes crises de bronquite e muitos medicamentos dados pelos médicos já não fazem mais efeito, temo muito pela vida de meu filho. grata mamães

      1. Senhora Maria Silva,

        Na avenida Jacu Pessego existe o local onde havia essa criação de carpas. Hoje no local há um parquinho, lojas que vendem artigos pet e uma loja gigantesca que vende todo tipo de peixe (ornamental ou não). Por lá deve encontrar informação sobre isso mas sendo sincero, nao acredito que sangue de carpa algum vá melhorar a bronquite de teu filho. Bronquite é um processo alérgico dos bronquios e hoje a medicina está bem avançada qto a isso. Eu mesmo tinha crises terriveis de bronquite qdo pqno e hoje estou muito bem graças a tratamentos com alergologista.

      2. Maria, entendo a sua preocupação de mãe, mas não faça isso ao seu filho. Além de causar um trauma na criança, será completamente inútil. Meus pais, desesperados com a minha bronquite severa, me levaram para tomar sangue de carpa quando era criança. Até hoje lembro com repugnância da carpa sendo morta na minha frente e aquele gosto horroroso de sangue, que só me fez vomitar. Minha bronquite? Está aí até hoje (tenho 36 anos).

        Procure um médico de confiança, alergologista. Caso a medicina tradicional não esteja ajudando, procure um homeopata ou acupunturista. Coloque o seu filho na natação, que ajuda bastante. Bronquite não tem cura, mas tem controle, e muitas vezes desaparece ou diminui consideravelmente na adolescência.

        Esqueça essa ideia de sangue de carpa. É totalmente inútil e não fará bem algum ao seu filhinho.

      3. Acredito que vc não deva fazer isso com seu filho. Leve ele em um bom alergista. Minha amiga levava a menina dela quando pequena para tomar sangue de carpa, aquí na jacú pêssego, em um lugar chamado Aquário, mas a menina nunca sarou com esse tratamento. Foi preciso ir a um médico alergista, para poder melhorar. E com o crescimento a criança vai criando mais resistência a esta doença.Vá ao Aquario para conhecer a beleza do lugar não para fazer esse tratamento, que não adianta nada.

      4. Não cura. Eu fiz o tratamento quando criança e tenho até hoje. Não submeta seu filho a isso

  7. Além da excelente iniciativa de registrar os varios abandonos de São Paulo, temos aqui a oportunidade de exercitar a interação e juntar informações sobre a historia dos locais, como a informação acima sobre o grande número de japoneses em Itaquera na década de 60.

    Parabéns!

    Parabéns!!

  8. Ola amigos,
    trabalho com restauração, e me comove ver cenas como estas,pela cidade de São Paulo.Acho que val e uma visita a cidade de santos, pois a situação por la é alarmante.Belíssimos imóveis sendo derrubados, historia que se perde e é esquecida rapidamente.
    abraços e parabéns
    Georges

    1. Realmente, a cidade de Santos, uma das cidades mais antigas do pais, basta dar uma volta no centro para se deparar com várias construções antigas em estado de abandono. Ela é uma cidade turística, merecia extremo cuidado com o patrimônio histórico. Eu acho que, tirando as praias, a cidade de Santos é bem ‘feia’ rsrsrs

      Adoro esse site, e poderia colocar a cidade de Santos também, pois existe uma grande quantidade de construções que estão virando ruinas. Já tirei muitas fotos, gosto bastante tambem das construções antigas. Estou chateado com todo esse descaso com o patrimônio histórico.

      Um abraço a todos

  9. Meus parabéns pelo seu trabalho… o que mais me incomoda é que se tentarmos comprar um imovél destes o valor será astronomico, o interesse é sempre do LUCRO e não pela simples fato de manter a história viva… é uma pena… grande abraço e parabéns mais uma vez….

  10. Itaquera ainda tem uma grande colonia japonesa e procurando devem haver outros edifícios e casas em estilo japonês. Este templo é de uma religião tradicional no Japão mas que ao longo dos anos perdeu adeptos para o catolicismo e outras reiões cristãs mais influentes no Brasil. É pena que ninguém ainda tenha se alertado para a importância deste imóvel … Espero que o trabalho de vocês venha a abrir os olhos da comunidade e de nosso govenantes pra preservar alguma coisa desse passado rico e múltiplo que tem a cidade de São Paulo.

  11. Parabéns pelo trabalho de preservação da memória e, ao mesmo tempo, agradeço a oportunidade de reencontrar, ainda que virtualmente, um ex colega do DCI, o José Carlos Videira.
    Aliás, o prédio onde funcionava a antiga redação do DCI, na rua Doutor Almeida Lima, na Móoca, está entregue a própria sorte, e apesar do pouco valor arquitetônico vale um registro pelo que aquele órgão de imprensa representou para tantos…No passado!
    Sucesso!
    Ricardo Ribas

  12. Abandonar uma construção como essa é jogar poeira na própria memória de uma comunidade. Itaquera ainda tem uma colônia japonesa forte e um bairro inteiro que leva esse nome, mas sequer eles conhecem esse pagode que você registrou. Parabéns por sua dedicação a esse trabalho de resgate histórico tão importante.

  13. Itaquera, em me lembro que em 1970 quando eu era criança, íamos com minha família comprar pêssegos e me recordo que a paisagem era muito bonita com aquelas plantações. Passaram muitos anos e nunca mais voltei, quando retornei há pouco tempo, somente edifícios e nada mais das plantações. Que tristeza! Niderce Teresa

  14. Tive a oportunidade de ouvir parte da sua entrevista se não me engano na Radio Eldorado am, a idéia de isentar de iptu os casarões antigos é excelente e a sua iniciativa também.
    Outro dia um colega me disse que os unicos Bairros que se salvam na zona leste são a Mooca e o Tatuape, pelo jeito não é assim, é só descobrir a historia escondida na ZL como Você fez em Itaquera!
    Parabéns e sempre que puder estarei contribuindo com Sãopauloabandonada

  15. O templo em epígrafe data da déca de 70, segunda metade, Sei do fato porque morava na mesma rua. Durante alguns anos moravam ali uma mais familias orientais e de tempos em tempos realizavam cerimônias. Posteriormente fiquei sabendo que as cerimônias não mais eram realizadas e somente agora, através desta reportagem soube do abandono pois não mais resido na referida rua.

    1. Vinicius, você tem algum outra informação sobre este “cemitério japonês” em Itaquera (endereço, se ainda existe …)? Abraços …

  16. desejo reativar esta linda igreja,favor entrarem em contato,fone 011-
    7893.7320.
    igreja crista apostolica jerusalem
    nossso foco -evangelizar,desenvolver projetos sociais: educacionais,esportivos e culturais.
    aguardamos esta oportunidade,para ajudarmos a construir um mundo mais justo e perfeito,com paz e fraternidade.
    Que Deus abençoe os responsaveis pela decisão deste imovel,e a todos
    o quanto dele tomarem conhecimento.
    bispo carvalho

    1. VISH sensacional, todo mundo falando de preservação de história, de símbolos, e o outro aí já quer tomar o templo e fazer uma igreja evangélica. BRRRRRR.

  17. Este prédio ainda pode ser recuperado, pior sorte tiveram as estações ferroviárias de Itaquera e Parada XV, que foram demolidas na gestão da Marta para prolongamento da radial leste, pois estas, dentre outras, foram desativadas, anos antes, e abandonadas pelo Covas e pelo Alckmin.
    Um completo absurdo, numa cidade cada vez mais congestionada, os ditos administradores desativaram várias estações ferroviárias que serviam a população desde o Carrão até o XV de Novembro, vale ressaltar que o comércio no entorno de algumas dessas estações acabou falindo, e que, a Radial Leste foi prolongada as pressas, com cruzamentos que mais parecem roletas russas.
    Absurdo Total.

  18. Em Itaquera ainda existe alguns japoneses, tem uma “entidade” chamada Kodomo no sono (é mais ou menos isso) ,que está situada próxima ao cemitério do carmo,onde ainda tem vários japoneses. Nesta região ainda tem muitos sítios mas não de pêssegos e sim de flores. Trabalho em um colégio nesta região. Alguns sítios foram vendidos para algumas fábricas. Ah! o sangue de carpa ainda é encontrado no Aquário (Av. Jacu-Pêssego).
    Parabéns pela sua dedicação!

  19. Este templo japones pertence a igreja Tenrikyo, ele não foi simplesmente abandonado ou equecido esse templo foi tranferido para um outro local, devido a urbanização da região deixando o local impropria para o plantio do pessego. Na poca do “abandono” vieram entidades ilustres para a cerimonia de transferencia de local, ao contrário doque muitos estão dizendo a construção para esse comunidade pouco importa oque mais importa são seus simbolos sagrados e Deus e seus antepassados.

  20. O único porém é “…no centro de Itaquera…” Como assim centro? Existe centro de bairro? Ou vc está tomando Itaquera como uma cidade?

  21. oi, adorei a matéria pois morei minha infancia toda e ainda moro no Parque Guarani este templo todas as crianças achavam que era mal assombrado , em alguns comentarios percebi que que muitos acham que esse templo esta abandonado mas não está sempre teve moradores

  22. Bom dia, Douglas!

    A Tenrikyo é uma religião relativamente nova, possui 180 anos, portanto, não é muito comum encontrar matérias que não sejam da própria religião e das próprias igrejas. Parabéns pela iniciativa!
    A Igreja em questão atualmente está em processo de reforma, portanto, seria interessante uma matéria atualizada.

  23. Olá . Sou uma grande admiradora do seu trabalho. Moro em Itaquaquecetuba, desde de pequena admirava casas antigas aqui na minha cidade. Infelizmente, muitas delas já foram demolidas. Mas ainda existem algumas. Faça um passeio em Itaquaquecetuba, decubrira muitas casas antigas e algumas, infelizmente, abandonadas. Logo também caem.
    Um beijo

  24. Esse lugar hj não existe mais foi demolido, quando criança passava todos os dias na frente,pois tinha uma vontade de entrar pra ver como era por dentro,mas todos falavam que era mal assombrada.
    Me lembro que tinha uma mina no terreno e era cheio de plantas era uma obra muito bela,que pena que ela não existe mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *