Sobrados – Rua Engenheiro Dagoberto Gasgow

Hoje trago para vocês um conjunto assobradado muito charmosos que encontrei em uma de minhas passagens pela região do bairro do Belém que eu, confesso, mesmo tendo passado pelo local diversas vezes, não tinha notado.

Construídos aproximadamente na metade do século passado, esse imóvel é, na verdade, um par de sobrados geminados. Localizados na rua Engenheiro Dagoberto Gasgow, trata-se de uma preciosidade da região.

Em ótimo estado de preservação o conjunto possui tudo aquilo que amamos em casas antigas, tal qual muro e portões baixos, alpendre agradável, portas e janelas em madeira. A única alteração na originalidade do projeto foi a remoção de mureta e jardim da casa esquerda, onde foi feito uma pequena garagem. Na casa da direita, por sua vez, existe uma bonita caixa de correio chumbada à parede que não tem similar na vizinha, podendo ter sido colocada anos depois da construção.

Na foto acima, destaque para a caixa de correspondência

Fico imaginando que, se eu pudesse comprá-las, faria delas uma residência única mas mantendo a aparência exterior. Uma das portas ficaria apenas como “enfeite” enquanto a outra daria acesso a residência. Aposto que seria possível executar um projeto bacana nelas.

Por fim, espero que elas venha a receber o reconhecimento que merecem como parte da história da região e venham a ser tombadas como patrimônio histórico, algo importante em uma região ainda com poucos tombamentos executados. Veja abaixo mais fotos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 5

  1. Nós temos muitos imóveis muito mais antigos, que já completaram 100 anos ou mais que exigem restauro urgente. Esse tipo de arquitetura dos anos 30 e 40 não deveria ser o enfoque.

    1. Pô colega um imóvel como esse da foto tem, pelo menos, uns 75 anos. Ao invés de querer pautar o trabalho incrível que o São Paulo Antiga faz, tente ser mais útil (ao menos ao comentar)

    2. La men tá vel esse tipo de comentário sobre ser irrelevante para a memória e arquitetura da cidade de São Paulo os imóveis em questão e tão lamentável quanto, é não reconhecer a importância do Instituto São Paulo Antiga e o trabalho valoroso de seu Presidente.
      Continue seu exemplar trabalho, prezado membro do IHGSP!

  2. Será que, originalmente, a caixa dos correios funcionava como tal?
    Eu nunca tinha visto coisa semelhante: uma caixa de correspondência na parede da casa, já dentro do terreno. Não me lembro. E a pessoa instalou uma caixa “moderna” no portão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade