Sobrados – Largo Nossa Senhora da Conceição

Artigo atualizado em 02/03/2024

Sempre que andamos pela cidade encontramos inúmeros imóveis simpáticos que nos chamam a atenção, independente do estado de conservação que se encontram. E foi no aprazível Largo Nossa Senhora da Conceição, que encontramos estes belos sobrados antigos que estão com placas de venda:

clique na foto para ampliar

Tratam-se de 5 sobrados geminados erguidos por volta dos anos 1940-1950 e que estão quase todos fechados e degradados. Dos cinco, apenas dois estão habitados do lado direito e os demais, exceto pelo azul, estão em péssimo estado de conservação tendo, aparentemente, ocorrido um pequeno incêndio no andar superior do imóvel do meio, o que levou ao desabamento do teto.

Podemos apurar que os sobrados estão com uma placa de venda que enfatiza a área e não os imóveis em si, o que dá a impressão de que os imóveis estão sendo vendidos já com a finalidade de serem demolidos. Constatamos também que é a mesma placa de venda que está disposta no imóvel localizado na rua ao lado, a rua Vittorio Emanuel e que é colado ao sobrado azul. Tudo leva a crer que a intenção é vender tudo para se derrubar.

Demolir casas para se erguerem prédios em locais como este é sempre um problema. Esta região, que possui já alguns prédios, ainda preserva uma característica bem mais tranquila do que outras áreas do Cambuci e de demais bairros próximos como Liberdade, Paraíso e Aclimação. Um empreendimento grande, com muitos apartamentos pode sacramentar o fim desta tranquilidade.

Idoso caminha pela calçada dos sobrados. Esta tranquilidade está ameaçada (clique para ampliar).

Sabemos que infelizmente o poder público não acompanha a construção civil a contento. Imagine um local que morava 5 famílias, e com a demolição dos imóveis dá lugar a uma torre (e pode até ser mais de uma) com 20 andares e 4 apartamentos por andar.

De um momento para outro as 5 famílias dão lugar para 80 novas famílias. Sem qualquer investimento em obra para ampliação da rede coletora de esgotos ou no sistema de água encanada o resultado poderá ser em alguns anos um desastre.

Mas como mandato de político dura quatro anos, quando a bomba estourar quem deu o alvará não estará aqui por perto, não é mesmo ? Está na hora de cobrarmos uma política de desenvolvimento urbano sustentável.

Confira outras fotos dos sobrados (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Vila Maria Zélia

Conheça a história da Vila Maria Zélia, a vila operária mais famosa de São Paulo através de um completo histórico que aborda desde sua fundação em 1917 até os dias atuais.

Leia mais »

Respostas de 6

  1. Ola, morei por 10 anos no predio q aparece ao fundo da foto. A casa foi queimada pro causa de uma garota q jogou uma bomba caseira pro ciumes do namorado. O caso ficou bem conhecido no bairro na epoca Quando venderem, com certeza sera construido um predio.

    1. Morei por 10 anos nesse prédiro também, atualmente meu pai é síndico deste prédio, inclusive. Era pequena quando aconteceu esse incêndio criminoso, lembro bem das pessoas comentando da bomba. Não sabia que o motivo era esse. Muito triste, por eram muito bonitinho mesmo.

  2. Em um destes sobrados funcionava o salão de beleza que minha mãe cortava o cabelo. O incêndio foi criminoso, e forçou os habitantes dos sobrados a se mudarem. Eles eram bem conservados antes do incêndio…

  3. Para a Prefeitura é mais interessante deixar erguer esses prédios horrendos e metidos à besta porque será mais IPTU entrando, já que serão mais unidades habitacionais. Dos candidatos nas eleições municipais, nenhum até hoje abordou a questão do patrimônio histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *