Sobrados Antigos – Rua Visconde de Inhomerim

O bairro da Mooca ainda possui muitas casas antigas interessantes, que vão sobrevivendo apesar da forte especulação imobiliária da região, que deve aumentar nos próximos meses e anos com as mudanças recentes no plano diretor da cidade de São Paulo.

clique na foto para ampliar

Esse conjunto de 8 sobrados antigos geminados, localizados no início da rua Visconde de Inhomerim, são um exemplo de residências charmosas que ainda encontramos pelo bairro. Construídas na primeira metade do século 20, as casas estão em bom estado de conservação e mantem em boa parte as características originais.

As maiores alterações vistas no edifício são cosméticas e não comprometem a arquitetura original. Em maioria são as substituições dos portões originais por outros mais modernos, instalações de grades em janelas e em um par de sobrados a colocação de azulejos na fachada. No restante tudo está mantido.

Um morador me informou que originalmente, décadas atrás, os sobrados eram todos da mesma cor. Particularmente gostei deles assim coloridos, exceto pelo que está azulejado. Deu bastante vida para esse trecho inicial da rua. Abaixo algumas outras imagens:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Restauro do Castelinho da Rua Apa sai do papel

Construído em 1912 e palco de um trágico crime em 1937, o célebre Castelinho da Rua Apa finalmente tem seu processo de restauração iniciado. Saiba mais sobre essa importante notícia do patrimônio histórico de São Paulo.

Leia mais »

Respostas de 4

  1. Em excelente estado! Mas dá vontade de matar quem põe esses azulejos na fachada. Haja ignorância

  2. Boa pedida, Douglas. Porem….,com relacao a estes sobrados, eu nao vejo derrubada para incorporacao.
    *********************************************
    Veja porque….****************************
    Este e o Galpao que flanqueia o fundo dos sobrados…**************************************** Veja o que diz o edito de tombamento***************
    R BORGES DE FIGUEIREDO, 01123 – 1129 E 1133 – cadastrado no SQL n° 028.060.0083-1 do Cadastro de Contribuintes da Secretaria Municipal da Fazenda, informamos que o mesmo se encontra, na esfera municipal, em ÁREA ENVOLTÓRIA, estabelecida pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) (RES. 14/07 – TOMBAMENTO DOS IMOVEIS A RUA BORGES DE FIGUEIREDO (LISTADO COMO A.E. COM RESTRICAO DE GABARITO E DE REMEMBRAMENTO DE LOTES)).
    ********************************************************************
    Os lotes dos sobrados conjugados, entre 55,00m² e 68,00m², bom todos tambem estao sob tombamento envoltorio. Que nao e de conformidade arquitetonica, e sim gabarito de altura. ( lembre se do recuo do Luzes da Mooca, e a Chamine ). Alias, os sobrados tem fundos de 10 metros, e ao todo a frontada somada da uns 45 metros.
    ********************************************************************
    Ou seja, nao da sopa para incorporador.Gracas a Deus!

  3. Queria entrar numa casa dessas só para ver como é por dentro, sentir o cheiro “antigo”. Amooooo ❤️. Obrigada por sempre me alegrar com suas postagens, meu querido. Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *