Antiga casa situada na rua Teófilo Dias é um belo exemplo da arquitetura modernista dos anos 50. Assim como a Mooca, a Água Rasa foi um reduto de trabalhadores das indústrias instaladas na região na primeira metade do século 20. Dessa forma, o bairro possui grandes sobrados da classe média dos anos 50 e 60, muitos desfigurados com reformas, outros já foram demolidos para darem lugar a edifícios.
Com a construção do Shopping Anália Franco, a região sofreu uma forte especulação imobiliária. Em um recente lançamento, apartamentos estão sendo negociados por pequenas fortunas. Valores estes que ultrapassam o de imóveis vendidos na Vila Nova Conceição, um dos bairros mais caros de São Paulo.
De acordo com vizinhos, a casa modernista está fechada há anos por conta de partilha de bens. Em alguns meses do ano um integrante da família vai até a casa para cortar a grama (provavelmente para diminuir o aspecto de abandono) e recolher correspondências.
Como é possível ver nas fotos, as vidraças da janela inferior estão quebradas, alguns papelões foram postos e as cortinas estão pretas de poeira. Nas duas portas de acesso não existem maçanetas, dificultando assim alguma eventual invasão. O revestimento da fachada está bastante prejudicado, com infiltrações e grandes manchas. As janelas dos quartos apresentam ferrugem e a laje de cobertura da entrada social (veja galeria) está bem degradada. Algumas pichações cobrem parte da fachada inferior.
A calçada está deteriorada, o mato invade o passeio, uma árvore bem antiga que estava na esquina da residência caiu há pouco tempo, tirando parte da beleza do local. Torcemos para a casa não ter o final de muitas outras, sendo demolidas para a construção de edifícios de estética duvidosa. A casa modernista de traços limpos, simples e elegantes merece uma nova história.
Texto e Fotografias: Gustavo Moreira
Confira outras imagens do local (clique na foto para ampliar):
O São Paulo Antiga não se responsabiliza por textos assinados por terceiros.
ATUALIZAÇÃO – 27/8/2024:
Passado catorze anos da nossa publicação, retornamos a este artigo para mostrar que tudo continua na mesma, confira na foto abaixo: