Você já parou para pensar qual é a primeira ou a última casa de uma rua ? É um exercício curioso e divertido para que você conheça um pouco mais da história de uma região ou bairro. Assim, é possível pensar se aquela casa influenciou as demais, se o fato dela ser a primeira ou a última é relacionado com ter sido a primeira a ser construída, etc.
Na Rua Conselheiro Brotero, na Barra Funda, o sobrado de número 39 bem à beira da linha férrea é a primeira casa da rua. Apesar disso, não é a construção mais antiga desta rua pois as construções mais antigas são mais próximas da Avenida General Olímpio da Silveira.
Mas como a numeração é sempre no sentido centro-bairro, a casa ficou com a numeração mais baixa. Aliás, curiosamente, é a única casa deste primeiro quarteirão que compreende apenas ao próprio sobrado.
O imóvel é bastante antigo e era ocupado até pouco tempo atrás, entretanto, já está vazio tem alguns meses. Aparentemente a construção tem algum problema estrutural pois ao observá-lo da rua dá a nítida impressão de que ela está escorada na casa do lado, que fica na Rua Vitorino Carmilo.
Sem dúvida, um curioso exemplar da Barra Funda.
Atualização 23/02/2024: Este imóvel foi demolido em meados de 2014. Até o presente momento nada foi construído no local.
Veja mais fotos deste sobrado (clique para ampliar):
Artigo atualizado em 15/04/2019
Respostas de 6
pois moro ao lado do mesmo ha mais de 20 anos, tenho fotos, dele assim que ele foi construido , e quem morou,nesta casa historica, foi o meu tatara avo, que o, mesmo a construiu, um abraço
ps; esta casa tem , ou este sobrado tem, exatamente,
90 anos.de existencia.
Boa tarde Sergio, voce tem fotos dele antigas? Que lindo! Acho que voce vai gostar de saber que muitas pessoas que entram aqui na nossa loja vivem momentos de profunda reflexão nostalgica admirando o casarão.Quando voce estiver passando por aqui entre para tomar um café conosco e se puder traga algumas fotos para conhecermos,
em nossa estória de dois anos e meio aqui na frente do casarão já ouvimos varios contos..lendas bem curiosas…enfim o Casarão faz parte do nosso cotidiano é como se ele fosse da familia. Um crande abraço e até breve, Maria Ines
moro na dr. sérgio meira e tenho quase certeza que esse casarão não existe mais, mas o terreno permanece fechado e cheio de entulho. abs
Infelizmente ja não existe mais. Passei hoje (31/10/2015) na frente do local do antigo sobrado.
Edgar
Olá, estou na pesquisa de fotos das casas antigas da rua. Conselheiro Brotero, altura 548, onde morou o diretor Firmino Ladeira, caso tenha algo, por favor.
Me avise.
Agradeço atenção.
em 03/21 já tinha ido. como está o lugar hoje? https://encurtador.com.br/moCP7