Sobrado – Rua Araquã, 57

A modernidade presente no cotidiano de todos os paulistanos traz também um certo ônus à cidade. A telefonia celular, diferentemente da fixa que pode ser aterrada ou em fios (aqueles que enfeiam a cidade de São Paulo e que é uma eterna promessa do poder público de ir para debaixo de nossas calçadas), precisa de antenas para que possa ter cobertura de sinal.

À medida que a expansão de telefonia celular atingia índices elevados, aumentava-se a necessidade de se espalhar novas antenas pela cidade, para que não houvesse falta de sinal. Para isso, muitas antenas (várias irregulares até hoje) foram instaladas em topos de edifícios, terrenos baldios e em casas antigas que estavam fechadas.

E é o que acontece neste antigo e belo sobrado encontrado na rua Araquã, 57 na Bela Vista. Uma rua próxima da Avenida 9 de Julho que é bastante tranquila, mas que tem sua paisagem maculada por uma antena horrorosa de celular, no caso da operadora Vivo. O imóvel como residência, segundo um vizinho, já se foi há anos. A casa ficou um tempo fechada e sem atividade, até que então tornou-se lar desta antena de telefonia celular.

O aluguel de terrenos ou imóveis para receber telefonia celular não é barato. São contratos preparados para durar anos e anos, já que a tendência é que as antenas não saiam da região onde estão. É uma situação clara de dois lados reféns: um lado que não pode dispensar o aluguel, e outro lado que não pode dispensar da antena no local.

Neste caso, o único a perder é o imóvel. Mesmo estando alugado, é deixado de lado e não recebe manutenção, e a cada dia que passa fica cada vez mais deteriorado, até o dia que esta degradação torna-se irreversível. Será que um dia essa casa voltará a ser um lar ?

Veja outras fotos deste imóvel (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Juruá, 55

Não se deixem levar pelo bom estado de conservação desta casa. Apesar de intacta ela está desocupada há algum tempo e corre sério risco de demolição.

Leia mais »

Respostas de 5

  1. Muito bonito o sobrado, dava para ser recuperado facilmente. Mas, como está alugado para a Vivo, vai ser difícil voltar a ser um lar.

  2. OS ORGÃOS COMPETENTES ,COMO AS PREFEITURAS DEVIAM DESAPROPIAR ESSES IMOVEIS ,E RESTAURA-LOS E USA-LOS COMO ORGÃOS PUBLICOS COMO SECRETARIAS, SUB-PREFEITURAS,ETC ,POIS AQUI NA MINHA CIDADE TEM MUITOS PREDIOS HISTORICOS EM COMPLETO ABANDONO ,EA PREFEITURA PREFERE PAGAR ALUGUEL EM ALGUNS PREDIOS ,DO Q DESAPROPIAR ALGUNS ,PAGAR O PREÇO JUSTO PARA O PROPIETARIO E RESTAURA-LOS ,NAO ADIANTA TER UM PREDIO TOMBADO CAINDO AOS PEDAÇOS ,TEMOS É Q RESTAURA-LOS ISSO SIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *