Sobrado ENF (1928)

A zona cerealista de São Paulo até hoje não despertou o “apetite” das construtoras sempre ávidas para ocupar áreas com poucos edifícios, muitas casas ou imóveis baixos. Talvez as condições caóticas da região a qualquer dia da semana e a quase qualquer hora do dia deve afugentar potenciais interessados em comprar apartamentos por ali.

É por isso, provavelmente, que a área ainda é bem servida de construções antigas a maioria delas construídas nos primeiros 30 anos do século 20, com alguma coisa até mais antiga. É o caso desse belo sobrado antigo a seguir:

clique na foto para ampliar

Localizado no número 134 da rua Santa Rosa, na esquina com a rua Benjamin de Oliveira, esse sobra de 1928 está preservado em ótimas condições sendo ocupado nos dois pisos por um conhecido estabelecimento comercial da região.

Na fachada, além do ano de construção, é possível observar sobre a porta principal de entrada as inscrições ENF, possivelmente as iniciais do proprietário original do imóvel. Contudo em nossas pesquisas não conseguimos decifrar qual seria esse nome, já que nossos dados de registos mais antigos disponíveis para essa rua que dispomos é de 1937.

No alto da fachada o ano de construção do sobrado (clique para ampliar)

Toda a construção está em ótimo estado de preservação, sendo o sobrado pintado com bastante regularidade e destoando bastante de alguns vizinhos que estão carente de melhores cuidados. Os detalhes originais como adorno na fachada, balaústres e janelas e portas estão todos impecáveis. Sem dúvida uma preciosidade da região.

Aliás a rua lateral, a Benjamin de Oliveira, tem vários imóveis da mesma época e boa parte deles em bom estado de conservação. Pena que a agitação cotidiana ali impede uma boa observação destas construções, sendo o único dia mais tranquilo o domingo.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Respostas de 2

  1. Bonita a fachada bonita, sóbria. Até a calçada e guia de rua neste trecho da foto, pelo menos, está decente.
    Mas, uma pergunta ao Douglas: Você tem ascendentes portugueses? Pois, este seu “registo” no texto tem tudo a ver com a Lusitânia. 🙂

  2. Olá. Conheci a página há pouco tempo e estou encantada com o acervo curado aqui com tanto carinho. Compartilho dessa tristeza de acompanhar (infelizmente) partes tão belas da arquitetura histórica de São Paulo se perder em blocos cinzentos de modernidade e desconsideração.
    Mas um prédio que ainda não vi por aqui foi o da Etec Carlos de Campos, também no Brás, que desde sua fundação permanece como sendo uma escola e se não me engano com a parte antiga (existe um anexo “novo” ao prédio original) que é tombada e é linda. Todos os que estudaram lá, eu inclusa, nos orgulhamos da beleza do local.
    A vizinhança infelizmente faz com que a escola seja ameaça da existência par dar espaço a algo mais comercial e novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *