Sobrado de 1914 – Rua do Hipódromo

Somos muito rápidos para atacar nossos governantes quando encontramos monumentos mal cuidados, museus em más condições ou qualquer outra coisa pública em mau estado. Mas penso que muitas vezes os políticos são apenas espelhos de nossa sociedade, não é mesmo? Em regiões com Brás, por exemplo, vejo muitos casos onde proprietários de imóveis antigos são negligentes ou descuidados com o próprio patrimônio.

clique para ampliar

Localizado na rua do Hipódromo esquina com a avenida Rangel Pestana, o sobrado de uso misto da foto acima foi construído em 1914, portanto, há mais de um século. Edificação histórica é, certamente, das mais antigas dessa avenida e de todo o seu entorno. Portanto merecia mais cuidado de seu proprietário, mas muitas vezes não se conscientizam do bem valioso que tem nas mãos.

Isso quando o imóvel não está nas mãos de herdeiros. Alguns só se preocupam com o aluguel caindo na conta mês a mês e sequer se preocupam com manutenção do imóvel, delegando isso aos próprios inquilinos que, em muitas vezes, fazem manutenções porcas ou de estéticas duvidosas (tenho vizinhos assim).

A construção mantém seu esplendor no pisso superior, com a fachada preserva e até certo ponto bem cuidada. O ponto negativo é um horroroso puxadinho de madeira em um par de janelas que está por lá há alguns anos. Algo fácil de se arrumar, se houver vontade.

Já o térreo onde funciona uma lanchonete impera o mau gosto estético. Como se já não bastasse identificação visual do estabelecimento em ACM, espécie de praga que se espalhou pelos comércios de toda São Paulo, ainda temos as paredes externas do térreo feito com um revestimento cerâmico que mais ficaria apropriado dentro de algum cômodo residencial. Se todo o conjunto estivesse uniformizado com a dupla de cor amarela e branca do andar de cima com certeza teríamos uma fachada mais harmônica e atrativa para clientes e pessoas em passagem.

E você o que acha? Tenho razão ou estou crítico demais? Opine!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

O abandono do Teatro Mirim

Construído em 1954 para entreter e aliviar o sofrimento de crianças internadas no Hospital São Luiz Gonzaga, teatro quase nunca funcionou e está em situação de abandono. Conheça.

Leia mais »

Respostas de 5

  1. O pior não é o mal gosto ou o ACM. O pior é a parte superior desse belo sobrado ser usado como bordel. Dias tristes para uma bela construção, cada vez mais raras no Brás, Belém ou Mooca.

  2. Concordo plenamente! Lamentável os herdeiros ignorarem o trabalho e a luta que antepassados tiveram para construir suas moradias com parcos recursos, certamente…

  3. Este casarao da rua hipódromo esquina com Rangel pestana foi por muito tempo ocupado pela Drogaria Normal.

  4. E eu que não sabia o que era ACM, rsrsrs. Tá tudo ficando igual, pasteurizado, parecido com a fachada dos mercados Oxxo. E aquele lance do McDonald’s usar amarelo e vermelho nas cores por serem associadas a fome e urgência e combinando, portanto, com a proposta de comida rápida de seus restaurantes, agora todo o setor de alimentos usa essas cores e fica todo mundo igual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *