Sou muito suspeito para falar da Mooca pois este querido bairro da zona leste paulistana é um dos meus Top 5*¹ favoritos na cidade. Lá se reúne patrimônio histórico e cultural, construções antigas, predinhos charmosos, prédios altos enormes (construídos entre os anos 1960 e 1980), arborização e claro, o Juventus, patrimônio do esporte brasileiro. E hoje trago aqui uma preciosidade que encontrei em uma das minhas andanças recentes:

Simplesmente fiquei sem fala ao ver esse magnífico sobrado antigo do bairro, localizado na rua professor Oliveira Fausto, uma travessa da rua do Oratório. Além de estar absolutamente preservado, ter uma arquitetura bonita e peculiar, inclusive com todos seus ítens originais em excelente estado de conservação, o imóvel tem algo que muito eu aprecio e fotografo por São Paulo e em dose dupla: azulejos artísticos. Veja na galeria abaixo:


São dos belos e ainda bem preservados murais de azulejos do tradicional Ateliê Artístico Moral, uma conceituada empresa que surgiu lá atrás, na primeira metade do século 20, e especializou-se na confecção deste tipo de painel, tendo diversas de suas obras espalhadas por toda a cidade e em especial bairros da zona leste, como este espetacular que já contei a história aqui anteriormente.
São dois cenários distintos, sendo o primeiro, localizado na parte descoberta do quintal, uma paisagem típica caipira com um homem e seu cachorro perfilado a um carro de bois. Já a segunda, na parte coberta, é uma paisagem montanhosa com um lago em um cenário típico europeu.
Por fim destaco ainda o restante da decoração da fachada da casa, como as arandelas da sacada do andar superior, os azulejos padrões em tom laranja, o nicho de santo (não consegui identificar de longe qual é), e o extremo bom gosto que tiveram na escolha do gradil da sacada, do muro e do portão.



Parabéns aos proprietários por manter preservada essa jóia que, com certeza, é um dos mais belos sobrados que já vi por toda a Mooca.
Nota *1
Se ficou curioso com o meu Top 5 dos bairros favoritos em São Paulo aqui vão eles na minha respectiva ordem de preferência:
Brás, Ipiranga, Mooca, Sé, e Belenzinho.
Respostas de 2
Admiro muito seu trabalho e gostaria de convidar a ver um imóvel nos Jardins que foi vítima de construtora ao seu lado, tornando-se totalmente danificado.
Olá Marcos, será um prazer! Me mande um e-mail: contato@saopauloantiga.com.br