De longe o bairro mais visado pela especulação imobiliária em nossa cidade, Pinheiros é uma região cada vez mais difícil de se encontrar residências antigas, especialmente as pequenas. Geralmente as que ficam em ruas de grande movimento que outrora eram mais sossegadas, essas casas estão sendo rapidamente demolidas junto com imóveis vizinhos para virarem edifícios.

Localizado na rua Cônego Eugênio Leite bem próximo do Cemitério São Paulo esse sobrado me chama a atenção há muito tempo pois está sempre bem cuidado, com as cores variando ao longo dos anos conforme vai sendo repintada.
Neste trecho da rua são 11 sobrados geminados que fecham um conjunto com outras casas que ficam na vida localizada aos fundos na rua Antônio da Silveira que há anos é fechada ao público. As casas da Cônego não são idênticas, mas todas tem estilo muito parecido. Infelizmente algumas delas já foram reformadas e desfiguradas enquanto outras, como essa, seguem preservadas. Abaixo mais duas fotografias dela (observe na segunda foto da sequência a seguir que a vizinha dela virou uma espécie de caixote):


Como vou ao cemitério São Paulo com uma certa regularidade sempre observo essa casa e, ao longo dos anos, pude vê-la em cores diferentes. Os donos além de mantê-la em ótimo estado de preservação sempre trocam a cor dela quando fazem uma nova pintura.
A imagem abaixo, por exemplo, é do ano de 2013 quando existia um parklet de bicicletas instalado em frente a ela. Outro detalhe é que notei é que a árvore foi removida em algum momento após 2019 e outra foi plantada no lugar, será que foi mais uma das que caem nos temporais da cidade? Uma pena.

Respostas de 4
Essa casa ainda mantêm um estilo bastante atraente, mas infelizmente a casa vizinha ao lado é de um incrível mau gosto, um contraste gritante.
Eu gosto muito de seu trabalho e gostaria de saber se vc ainda faz visita aos cemitérios.
Olá Norma, neste momento não estou fazendo por falta de tempo na agenda. Quem sabe no segundo semestre.
Gosto muito desse tipo de matéria. Também amo arquitetura antiga.
M