Santuário Santa Cabeça

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Não sabendo o que fazer com a parte da imagem encontrada os dois pescadores deram-na de presente a um negociante que vinha do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro, chamado José Corrêa. Este por sua vez, ao passar pelo bairro do Paiol pertencente à Paróquia de Silveiras, ofereceu a Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.

Depois de certo tempo, Joana de Oliveira mudou-se para o município de Jataí, cidade hoje extinta e que foi incorporada por Cachoeira Paulista e trouxe consigo a Imagem da santa, que colocou num lugar especial de sua casa.

Desde então, centenas de pessoas da vizinhança vinham até a casa de Joana de Oliveira, para rezar e agradecer os milagres que atribuíam a imagem. A casa tornou-se logo pequena para receber a multidão que vinha de todas as paróquias vizinhas afim de venerar a imagem.

Santuário Santa Cabeça na década de 1970 (clique para ampliar)
Santuário Santa Cabeça na década de 1970 (clique para ampliar)

O então o vigário de Jataí, padre João Graciano de Farias, aconselhou a Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a imagem, a angariar fundos, para construir uma capela, onde fosse venerada a imagem de Nossa Senhora.

Mais tarde, foi feita outra capela maior que também tornou-se pequena, finalmente em 26 de agosto de 1928, foi inaugurada por monsenhor José Machado a atual igreja.

Interior do Santuário Santa Cabeça (clique para ampliar)
Interior do Santuário Santa Cabeça (clique para ampliar)

Estes dados foram recolhidos por intermédio de João de Oliveira, neto de Joana de Oliveira, conforme o consenso do povo do seu tempo e transmitidos por monsenhor José Machado, vigário da comunidade de 1917 a 1939.

A imagem de Santa Cabeça:

Divulgação

A imagem venerada com o nome de Santa Cabeça trata-se de uma imagem de Nossa Senhora. A cabeça está dentro de uma redoma circundada por um resplendor dourado e sustentada por dois anjos.

Não se sabe quem idealizou esta imagem dos dois anjos que seguram o resplendor onde fica depositada a cabeça da imagem encontrada.

A sala dos milagres:

Ainda mais marcante que o próprio santuário em si é a sala dos milagres. Estão depositadas milhares de fotografias de pessoas que passaram por ali desde que o local foi construído.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Todas as paredes desta sala estão tomadas pelas fotografias deixadas por romeiros, que tiveram seu pedido atendido ou ainda que anseiam por sua concretização. Ali também estão inúmeras cabeças de cera (veja fotos na galeria no final do artigo), que são objetos das promessas dos fiéis. Os romeiros invocam a Santa Cabeça para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça.

Estima-se que dois milhões de pessoas visitem o santuário anualmente. O município integra o Circuito Religioso do Estado de São Paulo juntamente com as cidades de Aparecida e Guaratinguetá.

Veja nossa galeria de fotos do Santuário Santa Cabeça:

Serviço:
Santuário Santa Cabeça
Rodovia dos Tropeiros, quilômetro 208 (Entrada na Via Dutra na saída do km 34 e seguir em direção a cidade de Silveiras)
Cachoeira Paulista – SP

Horários:

De segunda a sexta das 08h às 17h.
Sábados e Domingos das 06h às 17h.

Programação permanente:
Missa – Sábado às 16h
Missa – Domingo – às 09h30 e às 16h
Benção do Santíssimo: Sábado e Domingo às 12h
Novena de Santa Cabeça: Sábado e Domingo às 15h

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Santapaula Iate Clube

No ano em celebramos 100 anos do nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, fomos visitar uma de suas grandes obras em São Paulo, que segue abandonada há décadas. Confira.

Leia mais »

Respostas de 12

  1. Eu quero visitar este santuário estou rezando e pedindo uma graça para meu filho Rodrigo que tem uma doença na cabeça nossa senhora da cabeça rogai pelo Rodrigo

  2. Gostaria de saber sobre a festa da padroeira. Sei que a data foi alterada porque coincidia com a festa da cidade próxima, acho que é Silveiras.
    Muito obrigado !!!

  3. Gostaria de colocar o meu nome na missa, Marcela Ferreira Meneghel e da minha filha Gabriela Ferreira Meneghel

  4. Peço A Nossa Senhora da CABEÇA, que cuide e abençoe meu neto
    GUILHERME CAMILLO DE OLIVEIRA MANGINO.
    Ele fez uma cirurgia pra tirar um tumor na cabeça, e estamos esperando pra ver qual tratamento irá fazer.
    Minha Nossa Senhora da CABEÇA o abençoe e cure meu menino.
    Derrame sua MISERICÓRDIA sobre ele minha MÃE SANTÍSSIMA ❤

  5. Peço por minha mãe Horminda lima santos, ela tem demência senil! NS da cabeça rogai pela cura dela! Amem

  6. Nossa senhora das cabeças peço por minha tia Terezinha aneurisma rompeu
    Interceda junto a jesus pela sua cura
    Nova cruz RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *