Aliança Lituano Brasileira

Passeando por esses dias pela região da Mooca para registrar fotografias de uma casa antiga que me indicaram, acabei por entrar na rua Lituânia e me deparei com essa construção antiga bem interessante a qual, mesmo passando sempre por ali, ainda não conhecia:

clique na foto para ampliar

Me despertou o interessa a construção ter traços em art déco e ter na fachada dois símbolos que eu não conhecia. Mais de perto descobri que o imóvel em questão é a sede da Aliança Lituano-Brasileira Sajunga.

A associação foi fundada em 03 de novembro de 1931 por imigrantes lituanos com intuito de auxiliar a adaptação dos recém chegados ao Brasil. Em 1963 foi transformada, por deliberação unânime dos associados, em sociedade mista de lituanos e brasileiros, objetivando estreitar a amizade entre os dois povos.

A Sajunga tem a finalidade de atender a todos os que a ela se associem e seu objetivo é: promover, desenvolver, cultivar e manter atividades de caráter social como: divulgação da cultura, costumes, literatura, artes, tradições lituanas e datas comemorativas, além de congregar os associados criando vínculos de estreita e franca amizade.

Detalhe da fachada (clique para ampliar)

A construção que abriga a Sajunga é da década de 1930 e não foi possível precisar se coincide com o ano da fundação da entidade. Contudo se não for é próximo disso pois em 1935 o nome da rua foi alterado de Coxipó para Lituânia, como forma de homenagear a cultura daquele país e sua comunidade estabelecida em São Paulo.

clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Uma resposta

  1. Quando criança, há 60 anos, estudei língua japonesa neste local. Como era criança não sei se o local era alugado. Posteriormente a ACENB da Mooca mudou-se para a mesma rua Lituânia no nº 556.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *