Sempre nos preocupamos com casas antigas em áreas com poucos terrenos a disposição para a construção, pois tornam-se alvo fácil da especulação imobiliária. Entretanto, muitas vezes a área destes imóveis antigos não é grande o bastante para permitir um novo empreendimento. Apesar disso, não significa que eles estão protegidos. O espaço pode não ser suficiente para um prédio, mas pode abrigar um estacionamento ou um galpão comercial.
Foi o que aconteceu com estes dois imóveis antigos vizinhos demolidos na Rua General Júlio Marcondes Salgado, em Santa Cecília.
Localizados nos números 115 e 117, tratava-se um antigo sobrado centenário e mais outra casa menor, igualmente antiga.
O imóvel maior, à esquerda, por muitos e muitos anos funcionou como um cortiço, tendo sido desocupado em meados de 2011. Desde então, estava fechado e com suas portas e janelas emparedadas, sendo que ainda resistiu a um incêndio no final do mesmo ano. Apesar de abandonado e bem deteriorado era possível de ser restaurado, mas o fato de não ser tombado como patrimônio histórico determinou seu fim.
Já o imóvel menor, na cor azul, permaneceu aberto até quase no final do ano de 2011, pois funcionava um pequeno comércio. O piso superior estava ainda completamente original em sua porção exterior, já o piso ao nível da calçada há muito perdera sua porta de entrada original, substituída por uma porta comercial de aço.
Após a total demolição de ambos os imóveis, um galpão comercial foi erguido no local. Na rua Gen. Júlio Marcondes Salgado ainda sobrevivem algumas casas antigas, sabe-se lá até quando.
Atualização:
Um leitor entrou em contato e nos enviou o link do incêndio que ocorreu no casarão em 2010. As cenas são fortes.