Casa & Armazém – Rua Chagu, 223 e 229

Está cada vez mais difícil para nós acompanharmos a sede demolidora que avassala a Cidade de São Paulo. Simplesmente não estamos vencendo de cobrir a tempo todas as denúncias e alertas que chegam até nossos emails e telefones, tanto pelo fato de nossa equipe ser reduzida, como pelo fato de que nunca se derrubou tanta casa aqui na capital como nos últimos dois anos.

E foi assim que, por pouco, quase não pegaríamos nada de pé nos números 223 e 229 da agradável Rua Chagu, na Vila Formosa. Na verdade, só conseguimos mesmo registrar algumas fotografias do armazém, pois a antiga casa já sucumbiu. Afinal, é sempre mais valorizado vender o terreno do que a área com a casa dentro. Para resgatar e preservar a fotografia abaixo, foi preciso recorrer ao serviço Street View do Google:

clique na foto para ampliar

Trata-se de uma residência bastante antiga, com amplo terreno onde do lado direito do imóvel foi construído um pequeno armazém que por muitos anos deve ter sido usado como sustento para os donos (ou inquilinos) da casa. Ao fundo do ponto comercial ainda sobrava um bom terreno. Ainda havia um velho Fusca azul na garagem que, julgando-se pela antiga placa amarela, não devia sair dali há alguns anos.

Tudo foi demolido e a área está à venda. Apenas a fachada do velho armazém e suas portas de aço ainda resistem, não porque ainda serão usadas, mas porque servem de muro entre o terreno e a rua.

Muitos vão dizer que demoliu-se uma “casa simples” ou ainda “sem importância”, mas será que é isso mesmo ? O que faz uma casa ser importante ou não para uma cidade ? O tamanho ? A grife do arquiteto ? A localização ? Nada disso. O que faz uma casa ser importante é aquilo que ela contribuiu junto de seus moradores para a coletividade, para a vizinhança. Enquanto não se ensinar a história dos bairros para os paulistanos nas escolas, será difícil compreender que toda casa tem valor, não importa seu tamanho, projetista ou localidade. E enquanto isso os demolidores da cidade fazem a festa.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):
Créditos – Fotografias 1 e 2: Google Inc / Fotografias 3,4 e 5: Douglas Nascimento

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: