Durante muitos anos os imóveis que compunham a antiga garagem da Prefeitura do Município de São Paulo, erguida em 1929, estiveram em um estado lastimável de abandono e descaso, como é mostrado na fotografia a seguir.
O imóvel trata-se de uma construção projetada pelo engenheiro Arnaldo A. da Motta, inaugurada em 1929, e que estava resistindo ao tempo com muita dificuldade, já que foram muitos e muitos anos sem qualquer tipo de manutenção ou limpeza no local. A foto abaixo mostra como era ali, pouco após sua construção, já no início da década de 1930.
O imóvel faz parte de um grande conjunto público que segue pela rua Afonso Pena e que também foi ocupado por muito tempo pela Defesa Civil do município. Apesar de todo o restante do complexo ser ocupado regularmente, o imóvel da esquina estava em um estado de completo abandono.
Há anos que não havia qualquer preocupação com a pintura da fachada, que se descascava revelando as cores mais antigas das camadas inferiores de tinta. A umidade se fez presente por toda a fachada do imóvel, onde já existiam até plantas brotando no frontão.
Atualização 07/08/2014:
Todo o complexo agora está nas mãos do Governo do Estado de São Paulo, que em julho de 2012 iniciou um processo de construção, reforma e restauro com orçamento de R$43.200.000,00. A obra transformou o local no novo Centro de Operações da Polícia Militar, o COPOM. Abaixo, a fotografia do imóvel da rua Ribeiro de Lima após o restauro.
A recuperação do imóvel, protagonizada pela Hersa Engenharia, trouxe de volta a vida o até então decadente imóvel. Houve uma completa recuperação da fachada, restauro de portas e esquadrias. O trabalho foi muito bem executado, mas é preciso deixar algumas ressalvas: O projeto poderia ter previsto uma combinação melhor de cores (sei que isto é relativo, mas não apreciei a escolha de cores) e poderiam ter feito a preservação das janelas antigas, que foram todas substituídas.
É realmente muito reconfortante saber que toda a obra do novo COPOM manteve a construção antiga, que no passado, em seu projeto original, era o escritório da garagem municipal. Espero que a Polícia Militar saiba manter o imóvel preservado e conservado, para que ele jamais chegue novamente ao estado decadente de outrora.
Abaixo deixamos duas galerias de fotografias, a primeira com fotos do imóvel antes do restauro, e a segunda com imagens atuais.
Fotos após o restauro (clique na miniatura para ampliar):
Fotos anteriores ao restauro (clique na miniatura para ampliar):
Abaixo, vídeo enviado pela arquiteta Fabíola Margaritelli, da Atryan´s Arquitetura, explicando o seu trabalho de restauro no imóvel do COPOM.