Um dos bairros mais agradáveis de se morar em São Paulo, a Aclimação, faz alguns anos que se tornou um grande foco de especulação imobiliária, no que parece ser uma das ações mais agressivas contra casas e casarões em bairros que já tomei conhecimento.
Por todos os cantos da região é possível observar conjuntos de casas sendo compradas todas juntas e demolidas para virarem edifícios. Desta vez a má notícia que recebemos fica no número 66 da Rua José do Patrocínio:
Um dos mais antigos casarões sobreviventes do bairro é a bola da vez da sana das incorporadoras por terrenos.
Informados por uma leitora, descobrimos que o imóvel será demolido muito em breve para dar lugar a um novo empreendimento imobiliário.
No local, já estão indícios do fim da casa: sob as janelas repousa o cartaz da demolidora, que alerta que o fim é eminente, e em um dos portões uma pequena placa da construtora You,Inc.
No site da empresa ainda não há informações sobre o que será construído ali, apenas o nome do empreendimento é conhecido, You & Saralu, mas pelo perfil da empresa parece que será algo de pequeno porte ou muito compacto.
Caso venha a ser um prédio, quantos outros vizinhos irão abaixo juntos? Pois a área do sobrado não me parece suficiente para uma torre.
Resumindo: Estão destruindo um dos bairros mais elegantes e charmosos de São Paulo, deixando construir mais e mais prédios totalmente fora de sintonia com o padrão da região, que é fortemente de casas e não de edifícios.
Me pergunto (e acho que até já sei a resposta) se a Prefeitura de São Paulo se dá ao trabalho de fazer algum estudo sobre o impacto que estes prédios novos fazem na Aclimação, que a cada dia que passa perde um pouco mais da qualidade de vida.
Construído no início do século 20, o sobrado da Rua José do Patrocínio é bastante conhecido pelos moradores do bairro. Vazio e fechado há muitos anos, chegou a receber um início de reforma algum tempo atrás mas por algum motivo a obra logo parou.
Sem eletricidade e com o poste de iluminação um tanto quanto distante dele o casarão à noite é bastante escuro, com ares um tanto sombrio, o que deu ao imóvel o apelido de “Casa do Conde Drácula”.
Apesar de estar em um triste estado de abandono, o sobrado apresenta-se conservado, com sua estrutura bastante sólida e com todo os detalhes da fachada preservados. Me parece um imóvel perfeitamente possível de ser restaurado.
É realmente lamentável ver algo tão belo prestes a desaparecer. Nossos agradecimentos à leitora Sílvia Massara que nos alertou sobre o imóvel a tempo de irmos até o local para fotografar.
A colaboração dos leitores é fundamental para que o trabalho do São Paulo Antiga seja ainda mais eficiente.
Veja mais fotos do sobrado (clique na foto para ampliar):
ATUALIZAÇÃO – 23/02/2024:
Após a demolição deste sobrado antigo e demais vizinhos um edifício foi erguido no seu lugar. Abaixo você confere o que existe no terreno atualmente.