O bairro de Jardim América, na zona oeste da capital paulista, é um dos mais nobres de nossa cidade e um dos que mais tem atualmente casarões e mansões. Entretanto, é muito difícil fotografá-los ou mesmo apenas observá-los devido aos muros altos que os cercam. Felizmente existem algumas exceções:
Construído em 1947 e localizado no número 1806 da rua Groenlândia, este belo casarão é um raros imóvel deste bairro que não é isolado por um muro alto. Sua arquitetura, aliás, é bem peculiar e diferente das demais construções da região e chama a atenção por suas linhas simples e harmoniosas.
Na frente da residência, o que divide a propriedade da calçada é um baixo muro de meio metro de altura. No jardim, três palmeiras dão um toque tropical ao imóvel. Já a fachada, atualmente em tom salmão, apresenta três janelas de madeira do lado esquerdo, a porta de entrada e depois mais outra janela. A garagem do casarão fica à direita do imóvel, enquanto do lado esquerdo existe uma espécie de anexo que parece ser mais recente do que a casa, mas que segue a arquitetura original de forma bastante harmoniosa.
Inicialmente construída para ser uma residência, o casarão hoje tem destinação comercial. Sua preservação está impecável e é impossível vê-la e não voltar no tempo em que as casas não precisavam de muros altos e que a violência era algo bastante menor do que o que é nos dias de hoje. Tempos que não voltam mais.
Veja mais fotos do casarão:
Crédito de todas as fotografias deste artigo: Renata Saad
Respostas de 4
Muito lindo esse casarão da rua Groenlândia.
Deveriam todas essas lindas mansões, serem tombadas pelo patrimônio do Estado de São Paulo.
Já pensaram se um dia demolirem uma maravilha dessas?
As demolições são muitas aqui em São Paulo. Em breve seremos uma cidade sem história e sem nada de belo. Apenas pontilhões, viadutos, servindo de moradia, prédios de concreto asfalto e carros.
Parabéns, Douglas, por este belo site, que nos permite conhecer o que não conhecíamos e reviver o que conhecíamos desde nossa meninice e infância. Obrigada, Ivette
Era a casa do arquiteto do Jockey Club
como estava em 03/23: https://shre.ink/8i10 O dono bota a data na casa, testemunho mudo de que somos breves nessa terra.