Um dos bairros mais interessantes de São Paulo para a arquitetura antiga é Santa Cecília. Mesmo com a grande quantidade de edifícios e a constante transformação do bairro, por ali é possível encontrar um bom número de construções de grande valor para o patrimônio histórico paulistano. Bem, você sabe, é lá que está o magnífico Castelinho da Rua Apa.
A rua das Palmeiras é um bom endereço para visualizar estas construções do passado do bairro. E é por isso que hoje apresentamos esta edificação do início do século 20 que lá está localizada:
Localizada no número 432, o que hoje tendemos a chamar de sobrado é na verdade um pequeno edifício assobradado. Centenário, é uma construção bastante comum e presente na São Paulo de antigamente, onde o comércio ficava no térreo e os proprietários residiam no piso superior.
Apesar de uma entrada única, localizada no centro do imóvel, trata-se de duas residências, sendo uma de cada lado.
O imóvel é um dos mais importantes remanescentes do bairro de Santa Cecília e, especialmente, da rua das Palmeiras.
Em uma rápida pesquisa sobre os proprietários antigos, foi encontrado o sobrenome Porchat. Uma curiosidade a respeito deste nome diz respeito aos edifícios Porchat, que são localizados na avenida São João, exatamente atrás deste imóvel. É bem possível que toda área tenha pertencido a uma família só (nossa investigação segue aberta).
Que esta edificação permaneça preservada!
Veja mais fotos do imóvel da rua das Palmeiras 432 na galeria abaixo:
Respostas de 4
Douglas, pegando o gancho nessas imediações de Santa Cecília, hoje, vindo da Oficina da Palavra/ Casa de Mário de Andrade(que aliás é sensacional, um casarão magnífico de 1920!), eu saí caminhando pelas ruas Barra Funda, Eduardo Prado e…de repente, me deparei com uma antiga e belíssima residência de outrora: ela fica na esquina das ruas Adolfo Gordo com a alameda Eduardo Prado. Infelizmente, não está bem conservada, com várias deteriorações, bem judiada, mas continua de pé! Eu pude notar que há alguns moradores lá, os chamados “sem-teto”. Acho que vale muito à pena o São Paulo Antiga dar uma conferida nesse sobradão.Ele é muito amplo e LINDO!!!!
Que pena que um imóvel tão interessante, com uma porta tão bonita, seja tão maltratado, Com o trato de uma boa pintura da fachada e tratamento VIP daquela linda porta, tirando aquele emaranhado de fios, e o imóvel seria uma joia naquela rua…
Acho que é por isso que tem pessoas que gostam de morar no centro de São Paulo.
como estava em 01/23: https://maps.app.goo.gl/RMKw1Q55n3XutcPi7