O bairro do Cambuci é uma região paulistana que nos últimos anos vem sofrendo uma grande especulação imobiliária, com muitas casas vizinhas sendo adquiridas por incorporadoras que acabam por juntar lotes e erguer edifícios. Parece que o mesmo está acontecendo nesta esquina do bairro:

Estes dois sobrados antigos, localizados respectivamente nos números 287 e 303 da rua da Independência, há muitos anos estavam funcionando como pensão e agora já foram esvaziados e vendidos.
No final de março foram instalados estas divisórias pretas isolando os imóveis e neste final de semana – 4 e 5 de abril – operários trabalhavam começando a destelhar o imóvel da esquina.

O bairro perde mais dois imóveis que em breve darão lugar a um novo empreendimento. Pelo tamanho do lote conjugado entre as casas não acredito que subirá um arranha-céu, o mais provável é um ponto comercial. Vamos acompanhar.
Veja mais fotos:
Crédito das imagens: José Vignoli


ATUALIZAÇÃO – 02/12/2024
Abaixo você confere o que foi construído no lugar dessas casas antigas que foram demolidas.

Respostas de 6
Bom dia, é uma pena que isto ocorra em uma velocidade em São Paulo principalmente….a ganancia está acabando com os patrimônios em todo o país, não é atoa que dizem que é um país sem memorarias infelizmente.
Depois do golpe melhor seria mudar o nome da rua para DEPENDÊNCIA DOS EUA!
Que triste!
Passo sempre na região e sempre reparo nos casarões que estão sofrendo a ação do tempo. E o maior medo é esse, serem demolidos!
Meus caros, numa cidade gigantesca e que não pára de crescer como a nossa, é, na verdade, de se espantar como ainda existam esses e outros casarões do passado…
O que eu quero dizer é que estamos diante (e já faz tempo!) de uma situação irrevogável. É gente demais aqui em São Paulo! E os recursos que essa gente toda gera, acaba por impulsionar mais e mais “benefícios”, assim com aspas porque nós, saudosistas, não encaramos como tal. É muita grana rolando!!
Para termos uma idéia, está sendo levantado um arranha-céu de 52 andares no bairro do Tatuapé- alguém já viu? Dá pra ver de longe…é bem alto mesmo! Pois bem, eu fiquei sabendo que o conjunto mais barato nesse edifício está em torno de seis milhões e meio de reais!!!!!!!! Nem quis saber o preço da cobertura…
Infelizmente São Paulo está perdendo imóveis que deveriam ser preservados.Sabe-se que o restauro é muito oneroso mas deveria procurar outra saída.
e assim se perde a memória arquitetônica da cidade…. restam poucos casarões.