As regiões paulistanas antigas, mas afastadas do centro da cidade, são locais ótimos para fazer exploração urbana. Embora estas áreas sejam grande alvo da especulação imobiliária (bairros distantes tem terrenos mais baratos), é possível encontrar casas muito interessantes. E foi assim que encontrei esta linda casa térrea antiga na Vila Formosa.
Localizada no número 326 da Rua Asfaltite, esta casa não só é encantadora mas também muito nostálgica. É a típica casa com recordações do tipo “sabor de infância” ou ainda “casa da vovó”.
Ao observá-la consigo voltar no tempo e me recordar de quando era pequeno e aguardava ansiosamente chegar o final de semana para ir ficar na casa dos meus avós paternos, na Vila Ré. Acredito que muitos dos leitores também irão lembrar-se de algo assim quando admirarem esta residência.
Este tipo de construção está cada vez mais raro em São Paulo. Casas antigas totalmente preservadas, com muros baixos e portão pequeno, do tempo em que muro e portão eram apenas limitadores da propriedade entre a casa e a calçada, não um muro intransponível como as casas de hoje possuem.
No quintal um agradável jardim com muitas plantas e uma roseira. Ao fundo, mais plantas e uma bela árvore e, para completar, duas cadeiras de descanso na área para passar horas agradáveis lendo um bom livro ou simplesmente ver o tempo passar.
Hoje, muitos dos paulistanos vivem exprimidos em pequenos e claustrofóbicos apartamentos com muitas vezes apenas pouco mais de 40 metros quadrados. Observar esta casa não lembra apenas o já citado “sabor de infância”, mas também mostra como estamos cada vez pagando mais para morar pior.
Que esta casa continue sempre assim, bela e acolhedora.