Agitada, efervescente, frenética… estes são alguns dos adjetivos que caem muito bem a rua 25 de março, a principal rua de comércio popular da capital paulista. Área comercial antiga da cidade, tudo ali é tão corrido que observar a arquitetura dos imóveis da região é quase impossível em dias normais.
Mas no final da tarde de domingo a via se transforma e toda aquela loucura se vai, permitindo contemplar uma outra rua 25 de março, bem diferente a que estamos acostumados:
E é com esta tranquilidade que podemos conhecer algumas das construções antigas remanescentes da região, como o belo prédio de dois andares que fica localizado no número 795:
Inaugurado há mais de um século, em 1914, o prédio é um dos mais antigos exemplares da rua 25 de março, e um dos poucos que mantem sua fachada tão bem preservada.
Ocupado no térreo por duas lojas diferentes, aparentemente seus dois andares superiores são apenas utilizados como depósitos destes estabelecimentos. Já na década de 60 o prédio era utilizado por este seguimento, sendo que o local à época era sede de uma empresa de confecção chamada Tecidos Mimotex.
A arquitetura do imóvel, de clara influência européia, é um exemplar hoje raro na cidade de São Paulo, mas que foi bastante comum até meados dos anos 40, quando a cidade começou a ter um acelerado processo de verticalização.
Os detalhes da construção são bastante peculiares, como a tipografia do ano de construção, a arte dos gradis e sacadas, os vidros pequenos nas janelas e o charmoso sótão, além do telhado.
São imóveis assim que nos remetem a uma São Paulo que não existe mais. Merecem ser preservados e bem cuidados para que sempre estejam entre nós, mostrando um pouco de nossa arquitetura antiga.
ATUALIZAÇÃO – 05/04/2021:
De vez em quando o patrimônio histórico paulistano recebe ótimas notícias. A mais recente que chegou até nós e que fomos até o local verificar, trata-se do restauro deste que é um dos mais belos – senão o mais – edifício antiga da famosa Rua 25 de Março. Veja abaixo como ele ficou após o trabalho de restauração da fachada:
Sem dúvida alguma o trabalho devolveu todo o esplendor desta construção que há tempos fazia por merecer mais atenção pelos seus proprietários. Além de deixar aqui os parabéns pela iniciativa, ficam os votos de que os demais imóveis antigos da Rua 25 de Março recebam o mesmo tratamento que este.
Abaixo outras duas fotografias para admirarmos (clique na miniatura para ampliar):
Respostas de 10
Que prédio mais lindo! Outro dia vi um enorme casarão do começo do século passado sendo restaurado ali perto do hospital Beneficiência Portuguesa. Dá uma conferida – se não é a Maestro Cardim é a rua de cima.
Tu postou as fotos que eu mandei! Que bom! Amo essa cidade por tudo que ela representa para a nossa identidade cultural. A arquitetura antiga revela que tivemos uma Paris antiga. Hei de enviar a ti agora as fotos de um casarao na 25 de marco que possui em sua fachada a denuncia do ano de sua construcao, 1880
Este prédio merecia ser tombado como patrimônio histórico da cidade.
Um casarão de “apenas” 101 anos, aqui em São Paulo é raro um imóvel durar tanto tempo, mas eles existem (e resistem)
25 DE MARÇO, em 1967 ou antes?
Boa noite Douglas , muito boa sua materia sobre este imovel, sou arquiteto especilaista em rastauracao de obras arquitetonicas antigas , e vou fazer o restauro da fachada deste imovel, portanto gostaria de saber se voce tem alguma foto referencia desta construcao datada em epoca proxima a construcao 1914.Se voce tiver alguma informaçao por favor entre em contato pelo email arqclaudio@uol.com.br , pois gostaria de restaurar o mais proximo possivel do projeto original,
obrigado
Claudio Monteiro, vc so faz o trabalho de arquitetura, ou tem mao de obra para tocar obra?
A prefeitura deveria comecar evitando o emplastamento de letreiros que conflitam com o trabalho arquitetonico. No mais, um toldo com a informacao da loja na Franja do Toldo. Nada desta cacofonia de placas e sinais avancando nos detalhes de fachada.
Outra coisa que poderiam fazer, mas reconheco impraticavel, sao mastros a 45 graus da parede com bandeira do estabelecimento. Geralmente um mastro de latao. Porem entendo que ai, seria um convite ao roubo e depredacao.
Artigo atualizado com a fotografia do imóvel, agora completamente restaurado. Confira!
Um pedaço de Paris na São Paulo do início do século XX.