Reviver o passado: restaurar fotos antigas perpetua a história

Engana-se quem pensa que restaurar fotos antigas preserva apenas a história pessoal. Muitos locais físicos e registros históricos são validados e compreendidos com o uso das fotografias. Ao considerar prédios e momentos históricos, a restauração vai além de reparar danos às imagens. É uma ferramenta essencial para preservar e perpetuar a história com uma narrativa visual.

Crédito da foto: Freepik

Existe um certo charme em ver uma fotografia original. Porém, as ações do tempo são cruéis e podem danificar o arquivo físico. Por sorte, os recursos tecnológicos possibilitam recuperar as imagens e reviver o passado com autenticidade. Pode-se dizer que essa preocupação com os registros históricos é uma maneira de celebrar a memória coletiva da sociedade ou de uma comunidade.

Esse lembrete tangível preserva as heranças de um povo, sendo um item valioso para compreender como a história se desenvolveu até chegar aos dias atuais.

A restauração de fotos é um processo capaz de criar maior nitidez, restaurar o contraste e até mesmo colorir imagens antigas. Para reviver o passado e preservar as histórias é preciso contar com registros confiáveis e bem apresentados. Faz muita diferença, para quem é observador, conseguir identificar detalhes das fotos do passado.

Sabemos que ninguém tem tempo a perder, principalmente considerando o trabalho complexo que é a restauração de imagens. Por isso, o CapCut Online usa os mais altos níveis tecnológicos, como a Inteligência Artificial, para amenizar os impactos do tempo nas fotos. 

A IA é capaz de identificar as faces das fotos para adequar as cores, principalmente nos registros em preto e branco. Também reduz ruídos, arranhões, danos e a descoloração. As ferramentas são muito fáceis de serem usadas e fornecem resultados quase instantaneamente, graças à Inteligência Artificial que também é capaz de recriar elementos perdidos ou apagados das imagens.

Tudo que o usuário precisa fazer para restaurar as fotos e reviver o passado é seguir esses três passos simples:

imagem do CapCut Online

Para usar o CapCut Online não é necessário baixar ou instalar nenhum tipo de programa. Toda a edição, inclusive a recuperação de fotos antigas, acontecerá diretamente pelo navegador.

No site do editor de fotos online clique em “criar conta” na parte superior da página. Escolha entre as opções de vinculação com as redes sociais ou adicione um endereço de e-mail.

A seguir, será preciso criar uma senha de acesso, informar alguns dados pessoais e seguir algumas instruções básicas da plataforma para concluir o cadastro. Quando sua conta for criada, dará total acesso à uma imensa variedade de funções e modelos editáveis para usar como preferir.

Nessa interface inicial, no canto esquerdo da tela, estão as “ferramentas mágicas”. É exatamente essa funcionalidade que proporcionará restaurar as fotos antigas.

Ao acessar as “ferramentas mágicas”, você poderá observar todas as possibilidades de edição simplificada que o CapCut Online disponibiliza. O primeiro clique necessário será no restaurador de fotos antigas

imagem do CapCut Online

Ao acionar essa função uma nova aba será aberta em seu navegador. Neste novo espaço, escolha entre arrastar e soltar um arquivo ou carregar a imagem do seu computador ou do armazenamento em nuvem.

Você perceberá que essa ação é muito rápida. Quando realizar o segundo clique necessário, ou seja, selecionar a imagem para ser carregada, o CapCut Online imediatamente inicia o processo para gerar a versão revitalizada da foto.

Toda a complexidade dessa restauração fica à cargo da IA. Ao final, você ainda poderá aplicar a função “colored” para adicionar cor à imagem restaurada.

Imagem do CapCut Online

Viu como é possível restaurar uma foto com apenas dois cliques? 

Para salvar a imagem, clique na seta no canto inferior direito da foto que foi restaurada. Ou, em “Exportar” no canto superior da tela.

Aproveite para ir em “Editar mais” e tornar esse registro ainda mais especial. Use funções como “Retocar” para gerar nitidez especificamente no rosto dos integrantes das imagens.

A Inteligência Artificial também atua nessa funcionalidade identificando os rostos presentes nas fotos para aumentar seus detalhes e adequar as cores.

Com as demais ferramentas de edição faça comparativos entre como o espaço do registro era e como está atualmente. Ao ter uma comparação entre passado e presente é mais fácil compreender como a história daquela comunidade ou localidade, aconteceu.

Indiscutivelmente, a restauração de fotos antigas  não apenas recupera registros pessoais, mas, de localidades e espaços físicos, contribuindo para contar suas histórias e evolução.  

A história por trás dos registros

A fotografia é a nossa maior ferramenta para captar momentos específicos no tempo e, posteriormente, reviver o passado.

Como testemunhas mudas, mas que tem muito a dizer, são capazes de explicar o presente em que foram registradas. Isso auxiliará que as futuras gerações compreendam e visualizem o passado.

Além disso, as fotos documentam as mudanças ao longo do tempo. Se nós, seres humanos, mudamos muito com o passar dos anos, imagine as cidades, paisagens, natureza ou arquitetura.

São os registros fotográficos que oferecerão diferentes perspectivas da evolução da sociedade. Afinal, são valiosos recursos de pesquisa e aprendizados.

É claro que, a qualidade desses arquivos é essencial para gerar todos esses benefícios. É uma pena quando os registros físicos se deterioram, acumulando ranhuras, desbotamento e até falta de alguns componentes.

Para reviver o passado com todos os detalhes possíveis, use o CapCut Online,  restaure e otimize suas fotos antigas.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Palacete

Conheça o antigo Hotel Palacete, localizado na região central da cidade de Guarulhos. Abandonado, o hotel teve seu auge principalmente durante o período em que o trem da Cantareira ainda funcionava.

Leia mais »